publicidade

Navegue por
Loetz

Fecomércio

Estudo identifica necessidades para o turismo crescer

Compartilhe

Por Loetz
30/01/2019 - 06h00 - Atualizada em: 30/01/2019 - 06h00
turismo rural
Turismo rural
(Foto: )

Estudo da Fecomércio mostra em que pé está a articulação e o nível e organização das atividades turísticas relacionadas à denominada instância Caminho dos Príncipes centrado em Joinville e municípios da região.

Algumas conclusões se impõem. Vamos a elas. Na infraestrutura, diz o relatório, é preciso implantar e adequar a sinalização turística nas rodovias, em equipamentos e atrativos. No campo da gestão e governança é essencial integrar as ações e estratégias.

Outra necessidade é articular a captação de recursos para manutenção das operações; agir para convencer as prefeituras a compreenderem a importância de instituírem o plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável. Forçoso constatar que todas essas anotações remontam a questões antigas, conhecidas há pelo menos 10 anos.    

Linha férrea

No aspecto de inovação, a lista de desejos passa pela criação de calendário turístico integrado; criação de portal digital conjunto. Ainda se pretende garantir e promover a indústria tecnológica e o ambiente de startups como vetor para a expansão do turismo de negócios.

Os 23 participantes do trade da região que analisaram o cenário e contribuíram com os resultados e elaboração do documento ainda querem a adequação de área de proteção ambiental para uso de potencialidades de atividades turísticas e a reativação da linha ferroviária entre Rio Negrinho e São Francisco do Sul.

Mais qualificação e melhores leis

No plano legal, se pede a adequação e padronização das leis relativas ao transporte turístico. Outra demanda anotada pelos participantes do debate trata de articular debate com o Legislativo para aprimorar as regras municipais em favor da atividade cervejeira.

O setor também quer melhoria da legislação que facilite a realização de eventos. E ainda há outras sugestões para qualificar o trabalho do segmento. Com este objetivo, as propostas são ofertar qualificação para a elaboração de projetos e captação de recursos; promover treinamento para captação e orientação sobre como e onde ter acesso ao crédito via financiamentos e editais para a iniciativa privada.

Além disso, os empresários e agentes públicos reconhecem a imperiosa necessidade de melhorar a performance dos diferentes setores, tanto nos níveis básico, como operacional e estratégico.       

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Loetz

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação