nsc

publicidade

Loetz

Nova regra

Governador assina decreto que dá isenção de ICMS para medicamento usado em casos de AME

Compartilhe

Por Loetz
30/01/2019 - 05h00
(Foto: )

O governador Carlos Moisés (PSL) assinou decreto que isenta o medicamento Spinraza, usado em pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) do pagamento de ICMS. A nova regra, com efeito retroativo a 1º de janeiro, foi oficializada com a publicação no Diário Oficial do Estado.

A alíquota de ICMS sobre o produto era de 17% - 5% em Santa Catarina e os outros 12% no Espírito Santo, onde a empresa Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda, que tem o registro do remédio, faz a importação.

Com a decisão, a economia para os pacientes proporcionada pela isenção catarinense será de pouco mais de R$ 100 mil por ano de tratamento. O Espírito Santo também concede isenção do ICMS para este tipo de medicamento.

Compliance

A Prefeitura de Jaraguá do Sul está implantando tecnologia e procedimentos de compliance - conjunto de disciplinas institucionais - para combater fraudes e desvio de conduta e atos de corrupção. 

Eleições 

As eleições para diretoria do sindicato dos servidores municipais de Joinville serão realizadas em 14 e 15 de março. Está aberto o prazo para a inscrição de chapas.   

Cresce mercado cervejeiro

cerveja
(Foto: )

O número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cresceu 23% em 2018, totalizando 889 estabelecimentos e 16.968 produtos, conforme dados do Anuário da Cerveja no Brasil, publicado no site do ministério. No ano passado foram registrados 6,8 mil produtos, entre cerveja e chope. Foram abertas 210 novas fábricas. Em média, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas no Brasil. 

A expansão está sendo puxada pelas bebidas especiais, motivada pela mudança de perfil de consumo do brasileiro, que busca produtos diferentes pois está mais exigente. Hoje, no país, 479 municípios possuem cervejarias, chegando perto de 10% dos 5.570 municípios brasileiros.

Concentração no Sul

O Rio Grande do Sul segue na liderança com 186 unidades e crescimento de 31% sobre 2017, seguido de São Paulo, com 165 estabelecimentos, e Minas Gerais, com 115. Nesses Estados, houve expansão superior a 30% em relação ao ano anterior. A região Sul concentra o maior número de cervejarias: 369 do país. 

A distribuição (espacialização) das cervejarias registradas no ministério mostra a forte concentração de empresas do ramo nas principais regiões metropolitanas das capitais, além dos entornos de cidades como Joinville, Blumenau; Caxias Do Sul (RS); Ponta Grossa (PR); Novo Hamburgo (RS); Pinhais (PR); Santa Cruz Do Sul (RS).

Renúncia

Weber George Canova apresentou carta de renúncia ao cargo de diretor vice-presidente de Tecnologia e Cloud da ToTVS. Como a diretoria até então ocupada por ele já se reportava à vice-presidência de Plataformas, ocupada por Gustavo Dutra Bastos, o cargo será extinto e as áreas ficarão sob a liderança direta de Bastos. 

Shoppings

A Associação Brasileia de Shoppings Centers (Abrasce) aponta tendência de consolidação do setor neste ano, com possíveis negócios de fusões e aquisições. 

Coleções

Entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, de quinta-feira a domingo, as lojas do Garten Shopping participam da tradicional campanha de Black Days. Com promoções de preços para troca de coleções.

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Loetz

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

claudio.loetz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade