nsc
nsc

publicidade

Análise

Retomada lenta da economia frustra os consumidores

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
05/12/2019 - 13h00 - Atualizada em: 05/12/2019 - 15h15

Diminuiu a confiança do consumidor. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o indicador de confiança do consumidor marcou 47,2 pontos em novembro, abaixo do registrado em janeiro, que foi de 49 pontos. Na comparação com outubro, o índice ficou um pouco acima (46,6 pontos) e também superou os resultados novembro do ano passado (46,2 pontos). Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que somente resultados acima de 50 pontos mostram uma percepção otimista do consumidor.

A frustração com a lentidão na retomada econômica ainda é evidente quando se avalia o quadro atual. Em termos percentuais, apenas 9% dos consumidores consideram o momento da economia bom. Para os otimistas, 45% apontam expectativa de queda da inflação para os próximos meses, e 43% anotam redução das taxas de juros. Em contrapartida, seis em cada dez (66%) consumidores acham o cenário econômico ruim. Neste caso, a principal razão está ligada a uma percepção de alta dos preços dos produtos e serviços (66%).

Leia as últimas notícias do NSC Total​ Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Últimas do colunista

Loading interface...
Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas