nsc
nsc

Investimentos

Senai terá centro de formação em metalurgia e fundição em Joinville

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
26/11/2020 - 09h47
Laboratório que fará parte do centro de formação
Laboratório que fará parte do centro de formação (Foto: Senai, Divulgação)

O Senai apresentou o projeto para a instalação do centro de formação na área da metalurgia e fundição e vai funcionar na unidade do Senai Norte de Joinville. A estrutura que está sendo ampliada e terá 300 m² para abrigar o centro e a grade dos cursos que poderá oferecer para formação de profissionais para as indústrias de fundição.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Evair Oenning, vice-presidente da Fiesc para a região Norte Nordeste, mostrou dados que tornam o Senai Joinville apto a ampliar a sua estrutura para a oferta de cursos de qualificação profissional.

- Atualmente somos responsáveis por 41% dos cursos técnicos oferecidos pelo mercado local. O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria.

Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição.

A Associação Brasileira da Indústria de Fundição (Abifa) apoia e participa da criação do centro. Afonso Gonzaga, presidente da entidade, citou exemplos de outras regiões que estão ampliando a formação de profissionais para o setor.

- Estou muito à vontade para contribuir no desenvolvimento do centro tecnológico para o setor metalúrgico da região. O centro vai possibilitar a retomada na formação de profissionais para setor em Santa Catarina - disse Gonzaga.

> Indústrias de Joinville enfrentam falta de mão de obra para produção

Curso técnico em metalurgia in company

Desde 2018, o Senai desenvolve junto com a Tupy, maior fundição da América Latina, curso técnico em metalurgia in company, lembrou Luis Carlos Guedes, conselheiro da Fiesc e ex-vice-presidente da companhia.

- O curso está sendo revisado e mostra que nós, em Joinville, estamos vivendo um novo ciclo para a indústria de fundição. O centro irá colocar os profissionais do setor no mesmo nível das indústrias 4.0”.

> Ministro da Infraestrutura vai falar sobre obras na região de Joinville em live

Centro deve ser concluído no primeiro semestre

O centro de formação em metalurgia e fundição deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano e vai contar com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia.

A matriz curricular dos cursos foi formatada para atender às atuais necessidades das indústrias, com conteúdos voltados também para automação e a indústria 4.0, um dos diferenciais dos cursos.

> Joinville tem valorização de imóveis; vendas crescem no terceiro trimestre de 2020

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas