nsc
    nsc

    Construção civil 

    Sinduscon Joinville participa de reunião em Brasília sobre retomada do crescimento econômico

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    11/09/2019 - 06h00

    O vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para a região Sul e vice-presidente do Sinduscon Joinville, Marco Antonio Corsini, participa, nesta quarta-feira (11), em Brasília, de reunião com os presidentes da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia; e do Senado, David Alcolumbre. Em pauta, discussão de propostas para a condução da retomada do crescimento econômico do país com a participação da indústria da construção civil. Entre os temas do encontro estão a reforma tributária, PPPs e concessões.

    Outros assuntos: obras de infraestrutura que estão paralisadas, orçamento para 2020, atraso nos pagamentos do programa Minha Casa Minha Vida, Medida Provisória que trata do saque do FGTS e o programa habitação de interesse social, voltado à construção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda.

    Confira entrevistas especiais com lideranças empresariais de Joinville e região

    Refaz ajuste

    O governo do Estado de Santa Catarina publicou decreto nº 54.785, que institui o programa “Refaz Ajuste-ST” para regularização de débitos referentes ao ICMS. Enquadram-se no programa os contribuintes com créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados.

    A medida é uma maneira de auxiliar aqueles que estão com débitos referentes à complementação do ICMS da substituição tributária, depois que mudanças no processo de restituição e cobrança do imposto foram instituídas pelo Supremo Tribunal Federal.

    Os valores devidos, relativos ao período de 1º março a 30 de junho deste ano, terão a redução total dos juros e multas relativos ao atraso do pagamento e deverão ser pagos em parcela única até o dia 19 de setembro. Com o decreto, também fica dispensada a multa pela não entrega no prazo.

    Avanço

    O IBGE divulgou os dados da pesquisa industrial mensal (PIM) regional. O levantamento aponta que a indústria nacional avançou em oito estados no mês de julho, na comparação com o mesmo período de 2018. SC cresceu 1,4% e aparece na sexta colocação. O Rio de Janeiro com 4,8%, lidera a expansão. 

    Tratamento de esgoto

    Guilherme Bertani e Luana Pretto
    (Foto: )

    A cobertura de esgoto de Joinville será de 48% no próximo ano. A garantia foi dada pela presidente da Companhia Águas de Joinville durante reunião na Associação Empresarial de Joinville. A engenheira civil Luana Siewert Pretto expôs os números em reunião conduzida pelo vice-presidente da entidade, Guilherme Bertani (foto). Em 2047, a cidade deve chegar a 1 milhão de habitantes. Para ter 95% do esgoto tratado em toda a cidade, será preciso captar financiamento de mais R$ 400 milhões. Em 2013 eram 33.015 economias com rede; hoje são 77.979 e no ano que vem serão 111.719.

    Destaque

    Duas reportagens destacaram Joinville no jornal “Valor” desta terça-feira. O jornal apresenta a cidade como um oásis que escapou da desindustrialização e, em outro texto, mostra a romaria de pais de alunos do Bolshoi para morar na cidade, acompanhando o ideal dos filhos em serem bailarinos profissionais. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas