nsc
nsc

Educação

Univille vai ampliar oferta de cursos e busca alternativas para financiar estudantes

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
06/12/2019 - 09h05 - Atualizada em: 06/12/2019 - 10h39
foto mostra vista aérea do campus da universidade
(Foto: Divulgação)

A Univille definiu seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. A ampliação de cursos presenciais e na modalidade de ensino à distância (EAD); o fortalecimento da área de pesquisa e extensão universitária, além de busca por mais receitas a partir da prestação de serviços são algumas das prioridades da instituição de ensino superior sediada em Joinville e com campus em outras cidades da região. A informação é do reitor eleito Alexandre Cidral, que tomará posse no dia 13 deste mês.

Só no ano passado 300 mil pessoas foram atendidas com serviços prestados à comunidade, em parceria com outras instituições, tanto do poder público como da iniciativa privada. Mil alunos estão envolvidos nestes projetos.

A Univille se prepara para criar cursos novos nas áreas de saúde - já tem sete - e na área de tecnologia, que está com alta demanda. Também a área de comunicação será contemplada. Novos cursos de Mestrado também estão mapeados, inclusive no campo do Direito.

Cidral diz que cursos em EAD poderão ser formatados em conjunto com outras universidades comunitárias ligadas à Associação Catarinense de Fundações Educacionais no Estado de Santa Catarina. O assunto já está em estudos e foi objeto de recentes conversas pelo conselho da Acafe.

Superadas as dificuldades financeiras, a Univille retomou sua capacidade de investimento. Nos últimos três anos firam aplicados R$ 20 milhões e o planejamento prevê, daqui pra frente, investimento de R$ 7 milhões por ano.

A universidade também estuda encontrar outras formas de financiamento estudantil para além do programa federal Fies. Claramente o Fies não dá conta de atender à crescente procura pelos alunos que precisam de financiar seus estudos. Elevar a oferta de bolsas de estudos com parceria com o poder público e empresas privadas é uma alternativa para captar e reter estudantes. Só na graduação, a Univille tem 7 mil alunos.

Leia também: Cruzeiro do Sul anuncia compra da Universidade Positivo

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Últimas do colunista

Loading interface...
Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas