nsc
    nsc

    Futuro

    Joinville terá grupo para debater e implantar estratégias de cidades inteligentes

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    23/06/2020 - 15h36 - Atualizada em: 23/06/2020 - 15h45
    foto mostra rua de joinville
    O conceito de cidades inteligentes já é discutido em Joinville há alguns anos

    Joinville está na rota das implantações das cidades inteligente, com a criação de um ambiente colaborativo e propositivo que possa fomentar a construção de caminhos, abordagens e ações para acelerar e materializar a implantação do conceito. Essa é a premissa do grupo WTC Cidades Inteligentes, que acaba de ser lançado pelo World Trade Center Sul (WTC). A iniciativa faz parte do programa de competitividade da associação de negócios e será iniciada pelo WTC Joinville.

    O cenário das smart cities tem crescido bastante pelo mundo nos últimos anos, mas ainda são necessárias iniciativas que reúnam os agentes privados e públicos, para que trabalhem em sintonia em prol das cidades. 

    — Criamos o Grupo WTC Cidades Inteligentes para oferecer mais que um fórum de debate. Seremos um ambiente onde atores complementares terão condições de trocar experiências e construir, de maneira conjunta, estratégias e planos de ação para orientar suas corporações. E servir de guia para que outras companhias possam ancorar suas dores, demandas e oportunidades —explica Milton Fabricio, diretor executivo do WTC Sul.

    Players mundiais

    O diretor executivo no Ágora Tech Park Joinville, Jean Vogel, assumirá a presidência rotativa do grupo em 2020. O objetivo é compilar um grande volume de dados em insights, para construir uma base de conhecimento que permita avançar no tema e na proposição de soluções efetivas e, ao mesmo tempo, oferecer networking.

    — É neste mix de conhecimentos, experiências e objetivos que se constituirá um ecossistema de problemas e soluções, oportunidades, visões e propostas voltadas a tornar as empresas mais competitivas e melhorar a vida nas cidades — enfatiza Vogel.

    A ideia da criação do grupo de Cidades Inteligentes envolveu ainda a engenheira Daniella Abreu, diretora da Sustainpolis. Segundo a executiva, o grupo temático irá trabalhar com estratégia e conteúdo, reunindo de 25 a 30 integrantes, além de convidados pontuais. 

    Programa de Competitividade

    O WTC idealizou grupos temáticos dentro do seu Programa de Competitividade, que reúnem executivos representantes das principais empresas do Sul do Brasil em encontros bimestrais. 

    Estão formados os grupos que debatem reforma trabalhista e terceirização; tributos e desburocratização; governança e nova economia; internacionalização de Santa Catarina. 

    Também está sendo lançado o grupo de Real Estate, focado em empreendimentos imobiliários. É um grupo voltado ao estudo e ao debate das tendências e desafios do setor imobiliário para os próximos anos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas