nsc

publicidade

Mário

"COLÔNIA BLUMENAU NO SUL DO BRASIL"

A história de Blumenau invade Florianópolis, pelo olhar de um josefense

Compartilhe

Por Mário Motta
17/09/2019 - 07h15
Escritor josefense lança documentário e livro.
Foto: Divulgação

Conheci Gilberto Gerlach logo que vim morar em Florianópolis, há mais de três décadas, e aprendi a admirá-lo. Seu empenho, dedicação e especialmente cuidado nas pesquisas e no resgate histórico de temas relacionados com Santa Catarina, o fazem merecedor de todo respeito. Escritor, cinéfilo e engenheiro civil brasileiro nascido em São José, em 2011 foi eleito membro da Academia Catarinense de Letras, sucedendo ao historiador Carlos Humberto Pederneiras Corrêa. Também é membro da Academia Josefense de Letras. E, agora, Gilberto nos presenteia com mais uma obra importantíssima para a história catarinense.

O que vem lá?

"Colônia Blumenau no Sul do Brasil", monumental levantamento documentário e iconográfico da colonização organizada por Hermann Blumenau, é mais uma contribuição de Gilberto Gerlach para a historiografia catarinense, desta vez com a colaboração de Bruno Kadletz e Marcondes Marchetti. A obra será lançada no dia 25 de setembro, às 20h, no Cinema do CIC em Florianópolis, com distribuição gratuita de ingressos (30 minutos antes - limitada à capacidade do cinema de 137 lugares).

Além do filme, também será lançada uma publicação que apresenta, em 800 páginas, textos e imagens de Blumenau, até então inéditas, com legendas em português e alemão, além de relatos de imigrantes que ajudam a contar a história dos primeiros anos da Colônia. A cronologia da obra se inicia em 1848, na primeira exploração do Rio Itajaí, e segue até 1934, com o desmembramento dos distritos da cidade. Serão sorteados cinco exemplares do livro antes da exibição do filme, que tem duração de 67 minutos. Mais um trabalho espetacular que resgata a história de nossa gente.

Deixe seu comentário:

publicidade