nsc
    nsc

    publicidade

    CULTURA E TRADIÇÃO

    A tradição de Mochitsuki será festejada na Praça XV neste sábado

    Compartilhe

    Mário
    Por Mário Motta
    06/11/2019 - 12h35 - Atualizada em: 06/11/2019 - 12h45
    Ryukyu Koku Matsuri Daiko de Curitiba (Divulgação)
    Ryukyu Koku Matsuri Daiko de Curitiba (Divulgação)

    O Japão costuma descansar entre o Natal e o Ano Novo, período chamado Golden Week, ocasião em que as famílias e as comunidades se reúnem para os preparativos das festas. Reúnem-se para apiloar o mochi e fazer outros pratos típicos da ocasião.

    Comer o mochi, na sopa, salgado ou doce, faz parte do ritual de renovação da esperança de fartura à mesa durante todo o ano que se inicia. O apiloamento (amassar o arroz no pilão) coletivo faz parte do rito de passagem do ano, da confraternização das famílias e amigos, assim como a sopa chamada “toshikoshi soba”.

    Música e dança no programa.
    Música e dança no programa
    (Foto: )

    Soba em japonês, além do nome do macarrão, significa também perto, escrito de forma diferente com outro kanji. O fio do soba, feito de trigo sarraceno, é longo e resistente. Tomar a sopa expressa o desejo de “que no ano vindouro estejamos todos perto, que nossa união seja longa e resistente, como o soba”.

    O festival

    Assim, o Festival de Mochi acontecerá na Praça XV, centro de Florianópolis, nesse sábado (9), das 10 às 19 horas, com apoio e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Cultural Franklin Cascaes. Nele serão apresentados os costumes e tradições da cultura japonesa de final e início do ano. O evento também contará com feira de artesanato, culinária japonesa e produtos feitos com mochi, produtos orientais, oficinas e apresentações. Participe!

    O que é mochi?

    Mochi é um bolinho feito de arroz glutinoso (mochigome), cozido, apiloado, amassado e depois moldado.

    Mochi - delícia nipônica
    Mochi - delícia nipônica
    (Foto: )

    Será também apresentado o Shichigosan, comemorado todos os anos no mês de novembro por ser o único mês em que os algarismos são iguais (1 e 1), consentâneo com a predileção japonesa pela repetição de números.

    Acesse as últimas notícias do NSC Total​

    ​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.​

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade