nsc
    nsc

    Queimadas

    Amazônia: o que você pensa sobre os recentes acontecimentos?

    Compartilhe

    Mário
    Por Mário Motta
    02/09/2019 - 10h34 - Atualizada em: 02/09/2019 - 10h35
    Foto: Carl de Souza / AFP)

    O que mais recebi nesses últimos dias, por todas as redes sociais e emissoras de rádio, TV aberta ou no cabo, jornais e revistas a que tenho acesso, foi notícias sobre as queimadas na Amazônia e suas repercussões por aqui e pelo mundo. Quase todos os vídeos e áudios trouxeram mil informações, muitas das quais busquei a veracidade e não encontrei. No entanto, quase todas elas carregavam um alto teor político ideológico, buscando me levar para um ou outro lado (como se só existissem "esses" dois lados).

    Recentemente encontrei no site Jus Brasil, um artigo escrito pela professora Helena Telino, advogada e bióloga, além de investigadora da Universidade de Lisboa, com ponderações que me ajudaram muito a encontrar um caminho mais seguro para filtrar essa enxurrada de argumentações e mensagens que a grande rede me proporciona.

    Propõe a Dr. Telino: "Ao nos depararmos com argumentos (vídeos, mensagens) e, antes de fazer algum juízo de valor, temos que parar, verificar os dados, as fontes, analisar e depois concluir por nós mesmos. Infelizmente, estamos numa época em que os discursos ideológicos, somados à nossa falta de tempo, fazem com que seja mais fácil absorver opiniões pré-fabricadas do que confiar no nosso próprio senso crítico".

    Concluo, valorizando muito as duas últimas palavras do texto: "senso crítico" lembrando que, mesmo procurando fazer sempre o que ela propõe, isso também serve para todas opiniões aqui emitidas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas