nsc
    nsc

    ACM no combate ao Coronavírus

    Força-tarefa da Associação Catarinense de Medicina no enfrentamento ao coronavírus

    Compartilhe

    Mário
    Por Mário Motta
    26/03/2020 - 19h04 - Atualizada em: 27/03/2020 - 14h07
    ACM mobiliza seu quadro médico em Comitê de Crise (Foto: Divulgação)
    ACM mobiliza seu quadro médico em Comitê de Crise (Foto: Divulgação)

    Os médicos de Santa Catarina enfrentam o novo coronavírus com muito trabalho e uma grande corrente de solidariedade. Com a coordenação da Associação Catarinense de Medicina (ACM), ao lado da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) e de outros parceiros, foi criado um grande e representativo comitê de crise, que vem obtendo respostas para toda a comunidade.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    Assim, além de gerar informação e orientação para a população e junto aos médicos e profissionais da saúde, a ACM vem buscando apoio tecnológico e logístico para ampliar a capacidade de realizar testes da Covid-19, para a aquisição e o desenvolvimento local de ventiladores mecânicos (respiradores hospitalares para UTI), e a utilização do parque industrial catarinense para a produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

    Para concretizar essas ações a ACM também está junto com a Fiesc no Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina contra o Coronavírus – Fera-SC, com o objetivo de mobilizar empresários, profissionais da saúde e governo, visando à geração e ao apoio de ideias, soluções e tecnologias que possam ser aceleradas e implementadas para ajudar a restabelecer a saúde e salvar vidas.

    > Novos números: painel do coronavírus mostra evolução da doença em SC

    Ademar José de Oliveira Paes Junior conduziu a reunião, que teve a presença dos presidentes do CREMESC, Nelson Grisard, e do SIMESC, Vânio Lisboa, acompanhados por diretores
    Ademar José de Oliveira Paes Junior conduziu a reunião, que teve a presença dos presidentes do CREMESC, Nelson Grisard, e do SIMESC, Vânio Lisboa, acompanhados por diretores
    (Foto: )

    O presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior, destaca que os próximos dias e meses devem ser de grande desafio, e precisarão de muitos recursos. “Nós vamos vencer, mas para isto, precisamos estar juntos”.

    Treinamento no uso dos Equipamentos de Proteção Individual

    A Associação Catarinense de Medicina junto com a Sociedade de Anestesiologia de Santa Catarina (SAESC) realizaram nesta quarta-feira (25 de março) o treinamento para profissionais de saúde sobre os procedimentos corretos de Intubação Orotraqueal, assim como o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), de forma adequada para evitar a contaminação durante o atendimento aos pacientes.

    As aulas iniciaram junto aos profissionais do Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina (Cepon), com mais de 50 participantes (divididos em diversos grupos pequenos) e estão sendo ministradas pelos médicos voluntários Dr. Breno José Santiago e Dr. Ricardo Baraldo, respectivamente presidente e diretor Científico da SAESC.

    Nesta quinta-feira (26), os treinamentos acontecerão no Hospital Governador Celso Ramos, reunindo também equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estes treinamentos serão ministrados pelos voluntários Dra. Sara Teixeira do Amaral e Dr. Estevão Naoto Osawa Gutierrez. Já na sexta-feira (27/03) será a vez das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS Sul, Norte e Continente) de Florianópolis, além da SOCIMED e Hospital Conceição em Tubarão que receberão o treinamento do vice-presidente da SAESC, Dr. Jean A. Machado.

    As aulas iniciaram junto aos profissionais do Cepon e seguirão para o Hospital Celso Ramos e as UPAS Sul e Norte de Florianópolis
    As aulas iniciaram junto aos profissionais do Cepon e seguirão para o Hospital Celso Ramos e as UPAS Sul e Norte de Florianópolis
    (Foto: )

    A ação faz parte da força-tarefa desenvolvida pela ACM para auxiliar Santa Catarina no enfrentamento do novo coronavírus. O trabalho é todo realizado por voluntários, com o apoio de importantes parceiros: a Escola Técnica Geração, o SAMU e a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina (SAESC).

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas