nsc

publicidade

PROJETO 

O poder da educação aliado à força de vontade

Compartilhe

Mário
Por Mário Motta
18/07/2019 - 06h50 - Atualizada em: 18/07/2019 - 06h47
Projeto voluntario com alunos e professora.
Alunos. Foto: Rosiney Horácio/FBK/Arquivo Pessoal

Em 2013, tive o privilégio de participar voluntariamente de um projeto desenvolvido pela professora Elizete Branga com alunos de uma escola de educação fundamental na Palhoça. Foi um encontro maravilhoso, que proporcionou momentos de muita emoção e alegria, além de reforçar minha crença de que qualquer escola será tão boa quanto a dedicação de seus professores, o apoio e competência de sua direção e o engajamento de sua comunidade de pais e amigos.

A professora Elizete é graduada em psicologia e, após ser aprovada num processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça, no ano passado, atua hoje no Núcleo Ampliado de saúde da família/NASF. Neste momento, ela e equipe estão desenvolvendo o Projeto Saúde na Escola na rede pública de ensino médio daquele município, com o objetivo de incentivar e contribuir com a construção do projeto de vida dos estudante. No mês de setembro, acontecerá um ciclo de palestras de valorização da vida/prevenção ao suicídio na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa/EEBIMT, no bairro Ponte do Imaruim.

Eu espero poder apoiar presencialmente esse trabalho, porque acredito na seriedade como é feito e no enorme alcance educacional da iniciativa. Vale ressaltar que o trabalho é muito mais amplo do que se possa imaginar e tem o nome de Interligados. No final da semana passada, por exemplo, chegou ao fim em ação interligada o treinamento da Brigada de Incêndio da Escola Irmã Maria Teresa, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça, que preparou a equipe composta pelos alunos, como parte integrante desse Programa Saúde na Escola (PSE) no ensino médio das escolas de Palhoça.

O próximo passo será desenvolver o plano de abandono do prédio escolar em situações de risco. Meus cumprimentos aos Bombeiros de Palhoça e à direção da escola e às secretarias da Saúde e Educação pelo apoio ao belo trabalho.

Deixe seu comentário:

Mário Motta

Colunista

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

siga Mário Motta

publicidade