publicidade

Navegue por
Mário

Sociedade

Para reflexão: Comunidade ou com+unidade

Compartilhe

Por Mário Motta
12/02/2019 - 07h05 - Atualizada em: 12/02/2019 - 07h05
(Foto: Dreamstime/Divulgação)

Li num texto que a palavra comunidade era a junção das palavras "com" e a "unidade", caracterizando vida em comum e com unidade. Pensei muito nisso ao acompanhar as várias situações pelas quais nós, brasileiros, estamos passando. É gente se unindo para superar a dor de centenas de mortos em Brumadinho, para suportar a perda de jovens atletas que buscavam construir o futuro numa equipe de futebol, para reivindicar melhores condições de saúde, educação, enfim.

Sem entrar no mérito de nenhum desses movimentos, mas tomando a todos como referência, imaginei como seria bom se toda a sociedade se unisse sempre em busca dos mesmos ideais, sem a necessidade de fazerem isso apenas para superar momentos tão difíceis, não?

Ninguém iria nos segurar. É o mesmo que a pedra, o arco e a ponte...

A pedra, o arco e a ponte

Veja por exemplo esse diálogo que recebi enviado pelo Neri e pela Carla, que dizem ter sido travado entre Marco Polo e um seguidor. Após Marco Polo descrever uma ponte - pedra por pedra - o jovem seguidor pergunta:­ "Mas qual é a pedra que sustenta a ponte?". E a resposta foi: "A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra, mas pela curva do arco que estas formam".

O jovem seguidor permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: "Por que falar das pedras, então? Só o arco me interessa". E ouve de Marco Polo: "Sem as pedras, o arco não existe. Cada um de nós é uma pedra na ponte da sociedade. Mas quem sustenta o mundo é o arco que formamos. Sem nós, o arco não existiria".

Ficou claro?  

Deixe seu comentário:

Mário Motta

Mário Motta

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação