O Instituto Cultural Anita Garibaldi confirmou a vinda em fevereiro a Santa Catarina e Rio Grande do Sul de Anita Garibaldi, a bisneta da "heroína dos dois mundos". A visita integrará as comemorações do bicentenário da catarinense, considerada a "Mãe da Pátria Italiana".

Continua depois da publicidade

Anita Garibaldi chega dia 8 de fevereiro ao Brasil e participa primeiro de eventos no Rio Grande do Sul. Virá depois a Santa Catarina, com presença em Lages, no dia 14, onde irá plantar o híbrido Rosa de Anita – símbolo do projeto dos 200 anos – e também nas cidades de Curitibanos e Anita Garibaldi.

Estará no dia 15 em Garopaba, onde cumprirá idêntico programa, seguindo para Laguna, terra natal da homenageada, visitando os principais pontos históricos da sede da República Juliana. No dia 17 será alvo de homenagens em Florianópolis.

A Rosa de Anita e o híbrido-símbolo das comemorações do bicentenário, criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul. 

Continua depois da publicidade

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptadas à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão.

Destaques do NSC Total