publicidade

Navegue por
Moacir

42 ANOS DEPOIS

Desembargador Trisotto se despede do TCE

Compartilhe

Por Moacir Pereira
07/02/2019 - 03h00 - Atualizada em: 07/02/2019 - 03h00
Trisotto recebe cumprimentos dos desembargadores e servidores do TJ-SC
Trisotto recebe cumprimentos dos desembargadores e servidores do TJ-SC
(Foto: )

A primeira reunião do ano do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) foi marcada pela despedida do desembargador Newton Trisotto, que passou para a inatividade depois de 42 anos de exemplares serviços prestados à magistratura catarinense e brasileira.

Foram décadas de muito trabalho, testemunhado por seus colegas, servidores e advogados, estudos incansáveis sobre o Direito, amor à efetiva aplicação da Justiça e posições firmes em seus julgados.

Os pronunciamentos de vários desembargadores, todos ressaltando suas qualidades, refletiram não apenas o reconhecimento pelo que produziu no prestígio do Judiciário catarinense, mas também seu humanismo nos votos proferidos e nas relações com todos os concidadãos, a começar pelos colegas da magistratura.

- Nunca conheci e acho que não conhecerei alguém tão dedicado, tão envolvido com o seu trabalho - enfatizou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior.

Partiu do presidente do Tribunal a justa homenagem pela destacada e histórica atuação de Newton Trisotto, que atuou como ministro convocado do Superior Tribunal de Justiça. Portou-se com um gigante neste esforço que se trava contra a corrupção e a impunidade, proferindo com brilhantismo votos muito bem fundamentados e corajosos.

Proclamou o desembargador Rodrigo Collaço: “Apesar de todas as pressões dos poderes econômico e político, o ministro Trisotto teve uma atuação firme e brilhante, interferindo de forma positiva no futuro do país.

Em discurso emocionado, o desembargador Newton Trisotto agradeceu à família, aos colegas e transmitiu uma mensagem especial aos jovens magistrados de Santa Catarina.

Os dicionários ensinam que integridade é sinônimo de “imparcialidade, isenção, justiça, dignidade, honestidade, honra, honradez, lisura, probidade, retidão, seriedade”.

Exercendo estes princípios, Trisotto merece “A Toga da Integridade”.

Posse

Será hoje, às 10h30min, a posse do coronel Edupércio Pratts no comando-geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. O novo comandante foi candidato a vice-prefeito de Florianópolis na chapa do professor Murilo Flores, em 2016. E disputou cadeira na Câmara dos Deputados pelo PSL, conquistando 35.201 votos. Ficou na terceira suplência.

Assumirá também o novo subcomandante, coronel Charles Vieira.

Nova indústria

O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues, prometeu agilizar pleito da região serrana de duplicação de um trecho de 6,8 km na BR-116, nas proximidades de Lages. A instalação de uma grande empresa, que anuncia investimentos de R$ 800 milhões, depende desta obra. O apelo foi feito a Rodrigues pelo senador Esperidião Amin, deputada Carmen Zanotto e vice-prefeito Juliano Polese.

Afastamento

O desembargador aposentado Eduardo Gallo Junior decidiu recorrer da decisão do juiz Marcelo Volpato de Souza, da Vara de Violência Doméstica contra a Mulher da Capital, que determinou seu afastamento da residência e distância de 800 metros de sua enteada. A esposa dele disse que a origem foi uma discussão e pediu que o marido retorne ao lar. Ela é mãe da enteada Adrielle Guimarães, que denunciou ameaças de agressão do magistrado inativo.

Desgaste

O Partido dos Trabalhadores e os seguidores do lulismo sofrem novo e forte desgaste político com a segunda condenação do ex-presidente Lula, a 12 anos e 11 meses de prisão. Motivo: corrupção no sítio de Atibaia. Com isso, somadas as duas condenações, Lula terá que cumprir pena de 25 anos. E há outras ações criminais tramitando na Vara Federal de Curitiba e na Justiça Federal de Brasília.

Curtas

*Começa nesta quinta na FCDL de Florianópolis o Encontro Nacional dos Jovens das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil. Na pauta, novas ações sobre o Dia Livre de Impostos, que faz sucesso em todo o país.

*Tribunal Superior Eleitoral pautou para o da 12 de fevereiro o último recurso do ex-deputado João Rodrigues (PSD).

*Senador Dário Berger (MDB) vai batalhar pela tramitação de Emenda Constitucional que torna a Mesa do Senado mais democrática, com um representante de cada região do Brasil. Reproduziria a efetiva Federação.

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação