nsc
    nsc

    História

    Exposição em Curitibanos relembra um dos fatos mais impactantes da Guerra do Contestado

    Compartilhe

    Por Moacir Pereira
    28/09/2019 - 06h25 - Atualizada em: 28/09/2019 - 06h22
    Exposição em Curitibanos relembra um dos fatos mais impactantes da Guerra do Contestado (Foto: Divulgação)

    Inaugurada no Fórum de Curitibanos, no Planalto, a Exposição “Nas Ruinas de Curitibanos”, iniciativa do Museu do Judiciário do Tribunal de Justiça. É iniciativa inédita sobre um dos fatos mais impactantes da Guerra do Contestado: a invasão de Curitibanos, com destruição do cartório e fogo em processos e escrituras. Mais de dez construções foram incendiadas. A mostra tem documentos, processos salvos do fogo, armas e dados didáticos. Acontece exatamente 105 anos após a invasão.

    Este resgate é mais uma contribuição extraordinária dos pesquisadores e técnicos do Tribunal de Justiça, liderados pelo historiador André Brüggmann, recuperando com documentos fatos marcantes da história de Santa Catarina.

    STF piora

    O vergonhoso voto de ministros do STF, anulando sentenças da Lava Jato, teve um voto primoroso – mais uma vez – de Luiz Roberto Barroso. Textual: “A sociedade mudou, a economia mudou e as instituições estão mudando. Só a Justiça parece que não quer mudar”.

    A Nação que exige moralidade pública e apoia e Lava Jato aplaude de pé o ministro Barroso.

    Vergonha

    Viralizaram nas redes sociais, em especial no WhatsApp, críticas contundentes de eleitores e lideranças da Capital contra a decisão da Câmara Municipal de Florianópolis de assinar contrato de 500 mil reais para melhorar sua imagem. Como se trata de meio milhão praticamente no ano da eleição municipal, o legislativo da cidade queima o filme. Realmente, uma vergonha!

    Bombeiros

    A solenidade comemorativa dos 93 anos do Corpo de Bombeiros Militar e 13 anos de sua emancipação da Policia Militar foi marcado pelo lançamento de livro do coronel da reserva Milton Lazzares sobre os bastidores da autonomia. Na ocasião foram homenageados os ex-deputados que atuaram em favor da causa dos Bombeiros Militares: Onofre Agostini, João Henrique Blasi e Francisco de Assis Nunes.

    Leia também: Aplicativo lançado pelo Corpo de Bombeiros de SC ajuda surdos a acionar socorro em emergências

    Idosos

    Para comemorar o Dia Mundial do Coração, que transcorre amanhã, o SOS Cardio, criou o Núcleo de Cuidados e Estudos da 10a. Década de Vida. Pesquisará pacientes idosos sobre os resultados do tratamento pós-alta hospitalar. Os primeiros dados serão apresentados em dois congressos nacionais sobre Clínica Médica(Florianópolis) e Terapia Intensiva(Fortaleza). O núcleo é formado por médicos e toda a equipe técnica e de enfermagem do SOS Cardio, que registra 1.500 atendimentos e realiza 220 intervenções por mês.

    Militares

    Lagunenses reagiram com a noticia de abertura de inscrições para os Colégios Policiais Militares das unidades de Florianópolis, Lages, Blumenau e Joinville. É que havia promessa antiga do governo de instalar uma unidade no Colégio Jerônimo Coelho, em Laguna. O prefeito Mauro Candemil e lideranças do sul entraram em contato com o coronel Araújo Gomes, que assegurou a inclusão de Laguna nas novas inscrições.

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas