O Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) tornou-se o primeiro todos os hospitais do sul do Brasil a instalar em seu estacionamento próprio o primeiro posto de recarga para veículos elétricos. O serviço, que será gratuito, estará disponível a partir de janeiro de 2020. A instalação é resultado de parceria entre o Hospital e a Safe Park, empresa que administra 130 estacionamentos  em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Os carros elétricos, apesar de conhecidos, ainda são uma tecnologia pouco difundida no Brasil – há apenas 4 mil veículos em circulação no país. Mas a previsão de crescimento é grande. Diferente do abastecimento de combustíveis tradicionais, feitos em até dois minutos em média nos postos, a recarga de energia elétrica ainda é demorada. Leva cerca de duas horas. Por isso, a ideia de criar pontos de recarga em estacionamentos de hospitais, shopping centers e supermercados ganha fôlego.

A iniciativa de espalhar esses postos em Porto Alegre e Florianópolis surgiu a partir da startup gaúcha Zletric. A empresa desenvolveu uma tecnologia de redes de carregamento, que será adotada este ano em 50 pontos nos dois estados. A estimativa é de que, até 2020, outros 50 pontos sejam incluídos no sistema. Em Santa Catarina, além de Florianópolis, a Safe Park terá eletropostos também em Criciúma, Joinville e Palhoça.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total