nsc
nsc

Drama

Hoteleiros enfrentam concorrência desleal com Airbnb

Compartilhe

Moacir
Por Moacir Pereira
31/01/2019 - 04h00
Apartamento 5 estrelas do Airbnb
Apartamento 5 estrelas do Airbnb
(Foto: )

Os hoteleiros de Santa Catarina estão enfrentando o mesmo drama dos motoristas de táxi em relação à concorrência dos aplicativos, em especial, do Uber. Em Florianópolis, são dezenas de donos de casas e apartamentos parados nas calçadas com placas de “aluga-se”ou "alquila-se”. 

Não pagam nenhuma taxa e sobre os imóveis não há fiscalização. E há outra concorrência, de nível internacional, o Airbnb, o maior hoteleiro do planeta. Para se ter uma ideia, em Balneário Camboriú o crescimento este ano foi de 152% das ofertas, com 3,5 mil novas unidades.

Sem argentinos

Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira, realizou várias reuniões com o trade turístico para avaliar a perspectiva de queda brusca de turistas em fevereiro. Em janeiro, Balneário Camboriú teve queda de 70% de turistas argentinos, o que atingiu o movimento nos hotéis, bares e restaurantes de forma dramática.

No final do ano passado, os hoteleiros fizeram campanhas com tarifas reduzidas e conseguiram turistas brasileiros. A taxa de ocupação ficou em 80%, depois de lotações na virada do ano. O problema é que os turistas nacionais, ainda atingidos pela crise, compram muito menos e vão pouco aos restaurantes.

Mobilidade

Reunião
(Foto: )

A diretoria do Banco Mundial deu sinal verde para o financiamento do projeto de mobilidade urbana dos municípios da região de Itajaí. Uma delegação de prefeitos, dirigentes de entidades e secretários, liderada pelo prefeito Fabrício Oliveira (PSB), de Balneário Camboriú, reuniu-se em Brasília com o diretor de operações de infraestrutura do Banco Mundial, Paul Procee. O empréstimo destina-se à implementação do Sistema de Transporte Coletivo Regional dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Itajaí (Amfri).

Unale em SC

unale
(Foto: )

O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) é o novo presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). A entidade congrega 27 Assembleias Legislativas e 1.059 deputados estaduais. Entre suas bandeiras destaca-se a luta pelo novo Pacto Federativo. 

Em Brasília, Kennedy esteve com a ministra Damares Alves, tratando de leis que previnam o suicídio e a automutilação. O novo presidente começa a defender também a implantação efetiva do Sistema Único de Segurança Pública.

Liberdade

A juíza Paula Botke e Silva, da 1ª Vara Criminal da Capital, já expediu o alvará de soltura de Elias Lucas Ferreira Dias, preso em flagrante pela Polícia Militar com um fuzil AR-15 e 30 munições, em sua residência. Baseou-se na liminar do ministro João Otávio Noronha, presidente do STJ, que revogou decisão da desembargadora Bettina Moura, determinando a prisão de Ferreira Dias.

SC-401

Processo licitatório realizado pela Secretaria de Infraestrutura nos governos Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Pinho Moreira (MDB), visando à restauração da SC-401, está engavetado pelo governo Carlos Moisés da Silva (PSL). Depende apenas da expedição da ordem de serviço. 

O problema é que o secretário de Infraestrutura, coronel Carlos Hassler, afirmou que “a obra não é prioritária”. Cerca de 100 entidades comunitárias e empresariais estão mobilizadas em torno desta obra fundamental.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), incorporou-se à luta das comunidades e vai pressionar o governo para assinar logo a autorização da importante obra.

Amigos da PM

Polícia Militar realiza nesta quinta-feira (31), às 9h, a solenidade de promoção de 13 oficiais e 133 praças da PM e 66 integrantes do Corpo de Bombeiros, ato que acontecerá no Centro de Ensino da Trindade, em Florianópolis.

Na ocasião, receberão títulos de “Amigos da PM”: empresários Wilfredo Gomes, Antônio Carlos Scherer, Walter Biselli Junior, Fritz Göhring; superintendente da Polícia Federal, Carlos Magno da Cruz Junior, procurador Zany Estael Leite Junior, promotor Daniel Paladino e secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio.

Dívidas trabalhistas

A Serede Conecta, empresa que presta serviços de manutenção e instalação à Oi em Santa Catarina, assinou mais 22 acordos na Justiça do Trabalho para quitar R$ 4 milhões. Eram dívidas assumidas com a incorporação da ARM Telecomunicações, antiga prestadora das atividades no Estado. O passivo total está calculado R$ 23,6 milhões. Já totalizam 35 os processos da empresa conciliados dentro da nova modalidade do TRT-SC.

Curtas

*Senador Jorginho Mello (PR) aguarda negociações em Brasília sobre novo presidente do Senado. Sentenciou: "Só sei que não voto no Renan”.

*O advogado Adriano Tavares da Silva apresenta na Universidade Autônoma de Lisboa esta semana relatório no curso de pós-graduação em Direito Constitucional sobre eutanásia. Ele é conselheiro da OAB-SC.

Moacir Pereira

Colunista

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

siga Moacir Pereira

Últimas do colunista

Loading interface...
Moacir Pereira

Colunista

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

siga Moacir Pereira

Mais colunistas

    Mais colunistas