Florianópolis

publicidade

Moacir

Análise política

Julgamento define futuro das eleições

Compartilhe

Por Moacir Pereira
23/01/2018 - 07h34 - Atualizada em: 23/01/2018 - 11h44
Julgamento
(Foto: )

O que está em jogo no julgamento do recurso de Lula pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre não é apenas seu futuro como cidadão. Sendo confirmada a sentença do juiz Sérgio Moro, pela unanimidade dos três desembargadores federais, Lula seguirá o mesmo caminho dos criminosos que assaltaram o erário e muitos deles, políticos e empresários, já cumprem penas na cadeia. Sofrerá, também, os efeitos da Lei da Ficha Limpa, sendo declarado inelegível pela Justiça Eleitoral se até as eleições não surgirem casuísmos políticos ou manobras recursais.

O julgamento definirá, portanto, o futuro do Brasil, avaliado pelas projeções em relação às eleições presidenciais. Há avaliações e pesquisas sólidas antevendo que, mesmo sendo candidato, não teria qualquer chance, pelo monumental desgaste que Lula e sua organização criminosa com petistas e aliados, denunciada, condenada e presa, sofreram nestes últimos anos. 

A confirmação da sentença leva a outras leituras. A mais importante: abre as comportas para que tenham o mesmo destino os demais larápios do PT, do PMDB, do PP e do PSDB, todos respondendo a denúncias cabeludas ou já condenados. São ex-ministros, dirigentes de partidos e lideranças nacionais que neste momento torcem envergonhados pela absolvição de Lula, pois querem tratamento similar no futuro.

Em julgamento estará tambem o próprio prestígio do Judiciário, o Poder que salvou o Brasil do desastroso e totalitário bolivarianismo, exibiu para o mundo o maior escândalo de corrupção da história, com um trabalho exemplar do Ministério Público Federal, Policia e Receita Federal.

O futuro da economia, devastada por um populismo irresponsável e até criminoso que atirou 12 milhões de trabahadores na tragédia do desemprego, também será definido nesta quarta-feira.

No fundo, princípios, valores, ética e as principais instituições do país também serão testadas nesta data histórica.

Manifestações

Cartaz Lula
(Foto: )

Além da concentração de petistas e aliados em Porto Alegre, estão sendo anunciados atos em defesa de Lula pelas das redes sociais. Crescem em Santa Catarina, pela Internet e pela propaganda tradicional, apelos pela condenação do petista. Em Chapecó, espalharam-se outdoors e back lights da campanha “Lula na Cadeia — A Lei é para todos”. Os cartazes pedem a confirmação unânime da sentença aplicada pelo juiz Sergio Moro ao ex-presidente.             

Pesar

Radiofonia catarinense está de luto com o inesperado falecimento do radialista J.B. Schiller, locutor comercial durante décadas da CBN-Diário, da Rádio Atlântida e locutor de chamadas da RBS TV em todo o Estado. Além de uma voz maravilhosa e um senhor profissional, era um ser humano especial. 

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Veja também:

PMDB decide pela realização de prévias no dia 17 de março

57 imóveis históricos passam a integrar o Roteiro Nacional da Imigração de Santa Catarina

Deixe seu comentário:

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação