nsc
    nsc

    Alta temporada

    Moradores reclamam da falta de fiscalização em estacionamentos nas praias de Florianópolis

    Compartilhe

    Por Moacir Pereira
    15/01/2019 - 04h40
    Estacionamento
    (Foto: )

    Moradores de vários bairros nas principais praias da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, repetem este ano a mesma crítica de outros verões: falta de infraestrutura e de fiscalização. Ônibus de turismo, motorhomes e até carretas estacionam em vias públicas. Não há regulamento como em Balneário Camboriú e nem as imensas áreas da prefeitura são usadas para estacionamentos, gerando receita e criando empregos.

    No norte da Ilha, a prefeitura colocou placas de proibição, mas os ônibus não respeitam. E nada acontece.

    Cancelada

    O ato de posse da nova executiva estadual do PSL, convocado pelo presidente Lucas Esmeraldino para segunda-feira à noite, na Capital, foi cancelado. Os deputados federais que estão pedindo a destituição desta executiva também confirmaram a informação. É sinal de que Esmeraldino evita radicalizar o confronto e abre espaços para negociação com o vice-presidente nacional, Antônio de Rueda, que chega quinta-feira ao Estado.

    Críticas

    O presidente estadual do PSL continua no centro do tiroteio. Recebe apoios de amigos e dirigentes, mas também críticas de lideranças no Estado. Nas redes sociais, aparece com barba e uniforme castrista com a frase “Me sinto preparado para implantar a ditadura das executivas em meu partido”. Em outra, surge com traje de imperador.  Numa terceira, com a faixa de Presidente da Venezuela e o título “Sou Maduro para presidir, por isso escolhi a mim mesmo”.

    Multas

    A nova diretoria do Departamento Estadual de Trânsito publicou edital de notificação de milhares de multas na edição de 10 de janeiro do Diário Oficial Eletrônico. Fato inédito, por incluir punições de novembro e dezembro, mas também de meses anteriores. As listas estão em ordem alfabética, o que facilita a consulta dos proprietários de veículos.

    As notificações ocupam 86 páginas do Diário Oficial.

    Municípios

    Assembleia Geral da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) será nesta terça-feira, a partir das 14h, na sede da Fiesc. A nova diretoria será eleita a partir de consenso entre os prefeitos, tendo na presidência Joares Ponticelli, de Tubarão.  Às 15h haverá palestra do professor Samuel Pessoa sobre os “Cenários da Economia Brasileira após a posse de Jair Bolsonaro”. A posse da nova diretoria da Fecam será às 16h.

    Incógnita

    A diretoria da Fecam encaminhou convite especial ao governador Carlos Moisés da Silva para as cerimônias de terça na Fiesc. Se ele não comparecer vai pedir uma audiência para esclarecer muitas dúvidas: 1. Como ficará a relação dos municípios com o governo depois da extinção das Administrações Regionais? 2. Como ficam os 400 convênios existentes hoje entre as prefeituras e o governo? 3. Que critérios serão fixados para as novas parcerias?

    Um patriota

    Do advogado Luiz Carlos Nemetz, de Blumenau, sobre a emocionante despedida do Comandante do Exército: 

    Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Um brasileiro! Se chegamos até aqui, a História do Brasil deve muito a esse magnífico general do Exército e estupendo líder.

    Soube como contornar as crises, intervindo com firmeza nas horas difíceis. Líder discreto, é um patriota da altitude de Duque de Caxias. Honrou a farda servindo ao Brasil. Com dignidade, integridade, retidão, honradez, honestidade, probidade, respeitabilidade, honorabilidade, grandeza, ética, seriedade, foi o avalista e o principal patrono da libertação pacífica do Brasil das garras da corrupção e do Estado opressor. A história fará justiça a esse vulto da nossa pátria. E, como ele prometeu, 'a saída foi pelo voto'. Democraticamente.

    Ditadura sanguinária

    O “Human Rights Watch”(Observatório dos Direitos Humanos), respeitada organização internacional, denunciou:  “Uma repressão implacável do governo da Venezuela tem resultado em milhares de detenções arbitrárias, centenas de casos de civis julgados por tribunais militares, casos de tortura e outras violações”. Na posse do ditador Maduro, enfatizou: “Os abusos incluem espancamentos brutais, asfixia, corte nas solas dos pés com uma lâmina de barbear, choques e privação de comida”.

    Curtas

    *Fábio Botelho, vice-presidente do Partido Verde, deixou a direção e cancelou filiação partidária.

    *Fato inédito testemunhado no último fim de semana pelos comandantes de aviões que operaram em Brasilia: toda a frota de jatos da FAB estava no chão.

    *Cel. Giovani Pacheco transmite nesta terça, às 17h, a Chefia do Estado Maior da PM-SC ao coronel Carlos Alberto Fritz Bueno.

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas