nsc
nsc

Turismo Serra Gaúcha

Serra Gaúcha e suas vinícolas familiares encantadoras

Compartilhe

Nara
Por Nara Caviquioli
08/07/2021 - 11h00 - Atualizada em: 08/07/2021 - 17h02
Edredom nos parreirais
Edredom nos parreirais (Foto: Emerson Ribeiro)

Visitar a Serra Gaúcha e não se encantar com toda aquela beleza natural e suas vinícolas, na grande maioria familiares é quase impossível. Como eu costumo brincar - se você não cuidar tropeça e cai dentro de uma vinícola.

Em especial hoje vou contar um pouco sobre a história da vinícola Cristofoli, localizada na Rota Cantinas históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. Na vinícola tudo é feito pela família, Bruna é enóloga e gestora da empresa. Quando se trata da elaboração dos vinhos e espumantes Bruna divide com seu irmão Lorenzo, também enólogo, responsável pela vinificação.

Logo que a produção começou a se consolidar e atrair novos clientes veio a decisão de criar uma loja de vinhos no porão da casa da nona Maria, onde começaram a fazer os primeiros vinhos da família, ainda em 1985, e onde até hoje estão mantidas as pipas de madeira por onde foram envelhecidos alguns desses vinhos.

É neste local que Letícia, a enóloga mais jovem do trio, recebe os turistas. E é também nesta casa que ela mora com os pais Mário e Roseli. “Foi neste porão que vivemos muitas histórias da nossa infância. E é aqui que recebemos todos que nos visitam, inclusive para almoços e jantares harmonizados”, comenta Letícia.

O almoço também pode ser serviço junto aos tanques de vinho
O almoço também pode ser serviço junto aos tanques de vinho
(Foto: )

Aí você se pergunta, mas uma vinícola tão família oferece alguma programação de Enoturismo? Sim!

A vinícola oferece várias experiências enoturísticas. E você pode optar pelas seguintes opções: A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, o Tour Vinho e Paisagem, Spuntino (lanche), harmonia da Vindima, almoço harmonizado ao ar livre, degustação de vinhos, além de experiências personalizadas e da visita guiada à propriedade com degustação orientada de vinhos.

E para quem também ficou interessado nos vinhos produzidos, a vinícola tem em sua loja de degustaçã com os seguintes rótulos:

Tinto, Rosé ou Espumante? A vinícola tem todos
Tinto, Rosé ou Espumante? A vinícola tem todos
(Foto: )

Cristofoli Sangiovese Tinto

De coloração vermelho rubi com leve intensidade, este vinho apresenta aroma distinto e elegante, com perfeita expressão de frutas vermelhas como framboesa e cereja, além de notas de especiarias. Varietal 100% Sangiovese, é um vinho pleno de frescor e jovialidade, com elegantes taninos. O final de boca remete ao olfato, com presença de frutas vermelhas, destacando-se na elaboração de um vinho de leve estrutura. É um coringa em harmonização, perfeito com carnes vermelhas leves, pizzas, frios, massas leves no geral, mas especialmente preparadas com molho vermelho. 

Cristofoli Rosé de Sangiovese

A delicadeza deste vinho aparece na coloração rosada de pouca intensidade. Seus aromas delicados de frutas vermelhas, em especial o morango e a cereja, refletem-se no paladar, apresentando um ótimo volume de boca, além de um frescor convidativo. O vinho traz a presença de frutas vermelhas provenientes da uva Sangiovese. Por sua delicadeza, é perfeito com peixes, sushi, frutos do mar e massas e pratos leves. Justamente por ser delicado, combina muito bem com pratos mais leves, sem comprometê-los ou ofuscá-los.

Instinto Corte Tinto 2020 (Merlot e Tannat)

São apenas 1,8 mil garrafas numeradas de um vinho peculiar. Excelente exemplar da ‘Safra das Safras’, indicado para apreciadores que buscam um vinho marcante e equilibrado. Este foi o primeiro rótulo do portfólio da Cristofoli a ser envelhecido em barricas de carvalho e esta é a segunda vindima. A primeira foi em 2018. De coloração vermelho rubi com toque violeta, esse Instinto tem ataque notável de frutas vermelhas e negras, juntamente com notas de frutas secas, casa perfeitamente com os aromas oriundos do carvalho francês originados pelos 12 meses de maturação que destacam o chocolate, cravo e café.

Instinto Chardonnay 2020

Apenas 700 garrafas, é um vinho que nasceu de um vinhedo único da família, estagiou por oito meses em uma barrica de carvalho francês de 500 litros, especial para vinhos brancos, onde concluiu sua fermentação malolática. Concluído o estágio, o vinho não foi filtrado e foi engarrafado, permanecendo por três meses em garrafas antes da venda. De coloração amarelo palha com reflexos dourados, apresenta notas de favo de mel, coco tostado e damascos, além de muita presença de abacaxi em calda.

Brut Perso Rosé

Elaborado pelo método Charmat, este espumante se destaca pelo assemblage das uvas brancas, Chardonnay e Riesling, com a tinta Pinot Noir; esta última confere ao espumante brut um aumento de estrutura e volume de boca, além de fornecer um bouquet delicado com notas florais e de frutas vermelhas que a uva tinta enaltece. Com sua coloração em tons de rosa salmão e perlage fina e duradoura, chama atenção para um produto elegante e refrescante. Os Espumantes Brut no geral harmonizam com diferentes pratos facilmente, sendo muito versátil. Em especial este Brut Rosé se torna um bom companheiro de entradas com frutos do mar.

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Mais colunistas

    Mais colunistas