nsc
    nsc

    Educação

    Blumenau tem pouco mais de 3 mil crianças na fila de espera por vaga em creche

    Compartilhe

    Por Pancho
    18/11/2019 - 16h45 - Atualizada em: 18/11/2019 - 16h47
    Creche Blumenau
    Foto: Gilmar de Souza, BD, 15/03/2010

    Foi concluído na quinta-feira o recadastramento de famílias blumenauenses que precisam de vagas nos centros de educação infantil da cidade. De acordo com os dados reunidos pela Secretaria Municipal de Educação, 3.087 crianças aguardam na fila de espera. Antes do recadastramento eram cerca de 5,8 mil.

    O recadastramento foi feito justamente para que o poder público tenha a informação atualizada. Muitas famílias que em algum momento se cadastraram deixaram de ter interesse nas vagas por algum motivo, mas não retiraram o nome da fila. A posição das crianças na fila de espera pode ser consultada por meio do número de cadastro ou pelo nome da criança.

    A secretária de Educação, Patrícia Lueders, comemora. Ela esperava ter cerca de 4 mil crianças na fila depois do recadastramento.

    A partir desta segunda-feira o sistema está disponível para novas famílias que precisam de vagas na Educação Infantil. Para entrar na fila, basta procurar um centro de educação infantil ou ligar para 3381-7044.

    No próximo ano serão abertas pelo menos 3,2 mil vagas nas creches de Blumenau. Isso não quer dizer que a fila será zerada. Há procura maior para crianças de zero a dois anos, o que deve manter a fila ativa.

    Novos critérios

    Neste ano, o principal critério para entrada nos CEIs e o socioeconômico. Primeiramente serão chamadas as crianças de famílias beneficiadas com o Bolsa Família. No total são seis grupos formados de acordo com a renda mensal da família.

    A priorização pela renda familiar atende pedido da Defensoria Pública de Santa Catarina. De acordo como o defensor público Albert Silva Lima, é “um exemplo de ação afirmativa, visando reduzir desigualdades sociais e ajudar a quem mais precisa”.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas