Está programado para começar hoje o trabalho de desmontagem, recuperação e deslocamento da segunda maior casa enxaimel de Blumenau. O imóvel está em estado de abandono no distrito da Vila Itoupava, tem quase 90 anos e abrigou o tradicional Salão Kunze em décadas passadas.

Continua depois da publicidade

Imóvel abrigou o Salão Kunze em décadas passadas
Imóvel abrigou o Salão Kunze em décadas passadas (Foto: Marli Rupp, diculgação)

O serviço foi contratado pela Secretaria Municipal de Turismo com a Casa Enxaimel, empresa que reúne carpinteiros especializado na técnica de construção trazida pelos alemães. Vai custar R$ 236 mil, dinheiro que é repassado pela Momento Ambiental ao Fundo de Manutenção do Centro Cultural da Vila Itoupava em cumprimento a um termo de ajuste firmado com o Ministério Público em 1997.

Trabalho minucioso

Cada tijolo e cada peça de madeira será recuperada depois da desmontagem do imóvel. Só depois desse trabalho de restauro é que o quebra-cabeça será montado em novo local, junto o Centro Cultural da Vila Itoupava. Também será recuperada um pedaço da edificação que foi destruída por um incêndio.

Imóvel abrigou o Salão Kunze em décadas passadas
Imóvel abrigou o Salão Kunze em décadas passadas (Foto: Foto: Marli Rupp, divulgação)

O contrato prevê o prazo de um ano para a execução de todo esse serviço, mas é possível que a montagem seja feita no segundo semestre deste ano. O imóvel vai ocupar uma área próxima d 200 metros quadrados e será usado para ampliar as possibilidades de exposições e evento que hoje ocorrem no Centro Cultural.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total