nsc
    nsc

    Desenvolvimento

    Conselho aprova construção de prédios mais altos atrás do Neumarkt Shopping 

    Compartilhe

    Por Pancho
    03/07/2019 - 16h17
    Projeto prevê prédios residencias na Rua Ingo Hering, depois do acesso ao Parque São Francisco de Assis
    Projeto prevê prédios residencias na Rua Ingo Hering, depois do acesso ao Parque São Francisco de Assis. Foto: divulgação, Coplan

    O Conselho Municipal de Planejamento Urbano de Blumenau (Coplan) aprovou na tarde desta quarta-feira a construção de três prédios ao lado do Parque São Francisco de Assis, atrás do Neumarkt Shopping, no Centro da cidade. São dois edifícios residenciais de 18 andares e um edifício comercial de oito andares.

    O terreno pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A entidade já havia recebido em 2017 a autorização para construir quatro prédios de 10 andares e um comercial de quatro andares. O que o Coplan avaliou agora foi a troca de projetos sem mudanças na área total construída e já autorizada, de 37 mil metros quadrados.

    Dos 28 conselheiros presentes, 22 foram favoráveis à mudança das torres residenciais e 23 aprovaram a mudança no prédio comercial. Se antes poderíamos ter quatro prédios de 35 metros de altura no morro, agora é provável que tenhamos duas torres de 60 metros.

    Trâmite longo

    Digo "provável" porque esse foi apenas o primeiro passo para a consolidação do projeto. Segundo o representante da Província, com a aprovação do Coplan a entidade parte agora para encontrar um empreendedor disposto a erguer os prédios. Um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) terá que ser apresentado e aprovado e só então o projeto poderá tramitar na prefeitura em busca do alvará de construção.

    Em vermelho, a localização aproximada dos prédios. No retângulo maior, os prédios residenciais. No menor, o comercial.maior,
    Em vermelho, a localização aproximada dos prédios. No retângulo maior, os prédios residenciais. No menor, o comercial.
    (Foto: )

    Impactos

    Foram aproximadamente duas horas de discussão. Como adiantado pela coluna ontem, possíveis impactos negativos foram discutidos, como a mudança na paisagem da área central da cidade, o aumento de veículos numa rua movimentada e sem saída e os possíveis interferências na área do parque. Aspectos que devem ser esmiuçados no EIV e avaliados com mais profundidade no futuro.

    Acordo antigo

    Vale lembrar que a autorização para construir naquela área tem origem em um acordo selado entre a prefeitura de Blumenau e a Província Franciscana na década de 1990. Nele, a província doou a área que hoje abriga o Parque São Francisco de Assis, de 230 mil metros quadrados, para obter o direito de construir em área de 22 mil metros quadrados. Com a mudança do projeto, a província vai doar outros 7 mil metros quadrados para o parque.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas