nsc
    nsc

    Prevenção

    Igrejas católicas de Blumenau mudam hábitos para evitar a propagação do coronavírus

    Compartilhe

    Por Pancho
    16/03/2020 - 10h09 - Atualizada em: 16/03/2020 - 10h56
    Igreja sem água benta em Blumenau
    Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau, esvaziou as pias de água benta. Foto: Patrick Rodrigues

    Quem foi à missa no fim de semana já deve ter percebido a mudança de alguns hábitos tradicionais durante a cerimônia. Segundo o pároco da Catedral São Paulo Apóstolo, Padre Marcelo Martendal, uma série de recomendações foram repassadas da Diocese para as igrejas e destas para os fiéis.

    O ato de dar as mãos durante as orações, por exemplo, não está sendo estimulado. Também o abraço da paz, quando os fiéis se cumprimentam, foi abolido temporariamente.

    Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    As igrejas também já retiraram a água benta das pias que estão distribuídas pelo local. Outra mudança é no momento da oferta. A caixa que recolhe o dinheiro não passa mais de mão em mão. Elas ficam com os ministros em locais estratégicos e o fiel tem que se levantar para ofertar.

    Por fim, há a recomendação de que a comunhão seja dada nas mãos, e não diretamente na boca, como preferem alguns fiéis.

    Padre Marcelo diz que já percebeu alguma mobilização espontânea por parte da comunidade. A distância entre as pessoas, por exemplo, aumentou. Pelo visto, as recomendações que inundam os meios de comunicação estão aos poucos sendo adotadas.

    Amanhã haverá uma reunião, que já estava agendada, com os cerca de 60 padres das 13 cidades que integram a Diocese de Blumenau.Será em Doutor Pedrinho e certamente uma avaliação da situação será feita em conjunto.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas