nsc
    nsc

    Meio ambiente

    Samae de Blumenau estuda implantar ecopontos e sacolas verdes para lixo reciclável

    Compartilhe

    Por Pancho
    31/07/2019 - 09h14
    Ecoponto em Timbó para recolhimento de lixo reciclável e eletrônico
    Em Timbó e outras cidades da região Ecoponto é realidade. Foto: divulgação

    Há anos publiquei aqui sobre os planos do Samae de Blumenau de espalhar alguns Ecopontos pela cidade. O objetivo era facilitar a vida de quem separa corretamente o lixo reciclável e eletrônico do orgânico e se preocupa com a correta destinação desse material.

    Demorou, mas parece que enfim os planos começam a sair do papel. O Samae apelou a expertise do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e deve providenciar estrutura semelhantes às usadas pelas cidades da região.

    Segundo o presidente do Samae, André Espezim, inicialmente os ecopontos de Blumenau devem ser espalhados em cinco pontos em bairros das diferentes regiões. Um deles deve ser instalado na Rua Humberto de Campos. É possível que a licitação ocorra até o fim do ano.

    Sacolas verdes

    Indaial e outras cidades adotam sacolas verdes
    Indaial e outras cidades adotam sacolas verdes
    (Foto: )

    Outra boa notícia é a adoção de sacolas verdes em Blumenau. O Samae deve seguir o exemplo de cidades vizinhas e vai distribuir sacolas plásticas para que o cidadão coloque nelas o lixo reciclável. Dessa forma diminui o risco de os coletores misturarem o material com o lixo orgânico.

    Recentemente o vereador Oldemar Becker apresentou um anteprojeto ao Executivo propondo a adoção das sacolas verdes. Segundo ele, Jaraguá do Sul triplicou o volume de lixo reciclável coletado com a medida.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas