Foi sancionada na quarta-feira pelo prefeito Mário Hildebrandt a lei que obriga a prefeitura de Blumenau a usar fogos de artifício menos barulhentos nos eventos públicos da cidade. A proposta foi apresentada no ano passado pelo vereador Bruno Cunha (PSB) e aprovada em plenário.
Continua depois da publicidade
Diz o texto do projeto de lei que a prefeitura não poderá usar “fogos de artifício com estampido”. O prefeito diz que só sancionou o texto porque há o compromisso do vereador de alterar essa expressão para “barulho de menor intensidade” ou outra que deixe claro que é impossível acabar com o barulho na queima de fogos. Isso porque, segundo ele, não há fogos de artifício sem estampido. Dessa forma, o Réveillon da cidade estaria garantido.
Bruno confirma o acordo feito com o prefeito e diz que vai providenciar a mudança nas próximas semanas. Segundo ele, caberá ao município estabelecer os parâmetros de ruído na licitação para comprar os fogos de artifício. O projeto de lei foi proposto para diminuir o sofrimento de pessoas acamadas, idosos e animais durante a queima de fogos de artifício.