nsc

publicidade

Pancho

Infraestrutura

Trabalhos recomeçam na Via Expressa, mas preocupação com o futuro persiste

Compartilhe

Por Pancho
24/05/2019 - 08h31 - Atualizada em: 24/05/2019 - 08h35
Crédito: Marco Favero

Técnicos da empresa responsável pela construção do primeiro viaduto a ser erguido no prolongamento da Via Expressa, em Blumenau, já iniciaram os trabalhos. Segundo o diretor de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ivan amaral, eles estão concentrados nos serviços topográficos necessários para estabelecer onde serão erguidos os pilares da estrutura.

O viaduto terá 73 metros de extensão por 24 metros de largura e será construído sobre a Rua Guilherme Scharf pela empresa Salver. Já o reinício da obra de pavimentação do primeiro trecho do prolongamento — 1,8 quilômetro entre a BR-470 e a Rua Guilherme Scharf — deve ocorrer até final de junho, segundo o próprio Amaral. Há pequenas alterações nas planilhas e nos volumes, além de novos serviços que serão incluídos.

DNIT quer liberar trânsito em nova pista da BR-470 nas próximas semanas

Preocupação na Via Expressa

Tudo indica que as novidades acima serão as únicas neste ano em relação a essa importante obra que tem mais de 15 quilômetros de extensão. Isso porque em resposta a uma consulta feita pelo deputado estadual Ismael do Santos (PSD), o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura, Pedro Luiz Humphreys Stonoga, deixou claro, em ofício, que absolutamente nada foi desapropriado além desse trecho em que as obras já começaram. E mais. Deixa claro que não há previsão orçamentária para que alguma desapropriação seja feita em 2019. Sobre o impasse em relação à responsabilidade de erguer a duplicação do viaduto sobre a BR-470, Stonoga diz apenas que o governo do Estado está em constante diálogo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Ou seja, também não há definição sobre a questão.

Audiência sobre Via Expressa As informações repassadas pelo secretário adjunto de Estado da Infraestrutura serão levadas pelo deputado Ismael do Santos aos integrantes da Comissão Legislativa Temporária Especial da Câmara de Blumenau que acompanha a obra e se reúne na próxima segunda-feira. Secretários municipais também devem participar da reunião. Segundo o presidente da comissão legislativa, vereador Jovino Cardoso Neto (PROS), uma audiência pública será agendada para levar as informações à população.

General Osório terá 4 faixas em trecho de 300 metros e rotatória na Estanislau Schaette

Deixe seu comentário:

publicidade