nsc
nsc

Política

A curiosidade que marcou a passagem da primeira prefeita mulher da história de Blumenau

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
26/01/2021 - 08h51
Livro de posse
Maria Regina foi a última assinar termo de posse em livro que desde 1965 contabilizava passagens pelo Executivo local (Foto: Patrick Rodrigues)

A licença médica do titular Mário Hildebrandt fez com que a vice, Maria Regina Soar (PSDB), assumisse, ainda que de forma interina, a prefeitura de Blumenau por alguns dias na última semana. O simbolismo em torno do fato dela ser a primeira mulher na história da cidade a ocupar o cargo foi acompanhado de outra curiosidade.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Maria Regina foi a última pessoa a assinar o termo de exercício do cargo em um livro que desde 1965 contabilizava as passagens pelo Executivo local. A assinatura dela, a partir de agora, também abre um novo volume que registrará as próximas posses na prefeitura.

A interinidade da vice termina nesta terça-feira (26), com o retorno do titular Hildebrandt ao cargo.

Coringas

Nomeado para a presidência do Samae enquanto segue à frente da pasta de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais de Blumenau, o engenheiro Paulo França não será o único integrante do primeiro escalão da gestão Mário Hildebrandt a acumular funções. 

Para citar alguns exemplos: Paulo Costa já dividiu as titularidades das secretarias de Gestão Governamental e Comunicação. Antes de ser substituído por França na autarquia responsável pelo abastecimento de água na cidade, Michael Schneider respondia conjuntamente também pela Manutenção Urbana.

De-papo-vermelho

O vereador Adriano Pereira (PT) divertiu alguns dos presentes na solenidade de aplicação das primeiras doses contra a Covid-19 em Blumenau mostrando, na tela do celular, uma imagem que sugeria uma pessoa se transformando em um jacaré depois de receber a vacina. 

Era uma provocação, claro, ao presidente Jair Bolsonaro, desafeto da esquerda, que em dada ocasião “temeu” consequências no mínimo exóticas do imunizante da Pfizer. Na cidade, no entanto, só a vacina da CoronoVac foi aplicada até agora.

Gôndola

Depois de abrir a primeira unidade da rede de atacarejo Komprão em Blumenau, no fim de outubro, o Grupo Koch já planeja outra inauguração na cidade. O local que irá receber o investimento ainda não foi oficialmente confirmado porque depende da conclusão da documentação.

Reconhecimento

O fundo de ações Warren Green, que pertence à corretora e gestora de investimentos Warren, ficou entre os três melhores do país em 2020, segundo um levantamento feito pelo Valor Investe. Para a Warren, que tem escritórios em Santa Catarina, o resultado é um reflexo da “estratégia voltada para investimentos em empresas com critérios em sustentabilidade, socioambiental e governança”.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas