nsc
    nsc

    Mercado de trabalho

    Economia de Blumenau cria 674 novos empregos com carteira assinada em outubro

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    22/11/2019 - 10h21 - Atualizada em: 22/11/2019 - 10h24
    Comércio
    No mês da Oktoberfest, comércio foi o setor com o melhor desempenho na abertura de vagas (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

    A geração de emprego em Blumenau em outubro deste ano teve o melhor resultado para o mês desde 2010. Dados divulgados nesta quinta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, revelam a criação de 674 postos de trabalho com carteira assinada na cidade. O número representa o saldo resultante da diferença entre contratações e demissões no período. Há nove anos, no auge do crescimento da economia brasileira, haviam sido 871.

    Tradicionalmente outubro é um mês positivo para a economia local, impulsionada sobretudo pela Oktoberfest. Tanto que o comércio, que costuma reforçar as equipes para atender os turistas que lotam a cidade, foi o segmento com o maior número de empregos criados, com 247. Na sequência aparece a indústria da transformação, com 218. O setor de serviços abriu 169 vagas e a administração pública outras 37. Construção civil e serviços industriais de utilidade público, juntos, somaram três postos.

    Com o resultado do último mês, Blumenau acumula um saldo positivo de 4.342 novos empregos em 2019, o que a coloca na 19ª posição nacional entre as cidades que mais criaram postos de trabalho entre janeiro e outubro. Esse número, no entanto, tende a diminuir. Isso porque o volume é puxado por contratos temporários na indústria e, principalmente, na administração pública, abertos no início do ano e que serão encerrados entre novembro e dezembro.

    Em todo o Brasil, o saldo acumulado nos 10 primeiros meses do ano é de 841,5 mil novos empregos com carteira assinada.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas