nsc
nsc

Economia

Empresas do Simples Nacional poderão adiar pagamento do ICMS de março, abril e maio

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
24/03/2021 - 11h00
Dinheiro
Postergação deve proporcionar alívio nas contas para pequenos negócios (Foto: Gabriel Lain, BD)

Empresas enquadradas no Simples Nacional, regime tributário simplificado para pequenos negócios, poderão adiar o pagamento dos valores de ICMS referentes a março, abril e maio. A postergação foi aprovada nesta quarta-feira (24) pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A parcela de março, que venceria em 20 de abril, foi prorrogada para 20 de julho. A de abril, que deveria ser paga até 20 de maio, passará para 20 de setembro. E a de maio, com vencimento em 21 de junho, ficará para 22 de novembro. Medida semelhante já havia sido adotada em 2020.

— O pagamento poderá ocorrer em até duas cotas mensais. Um incentivo à economia neste momento ainda difícil de pandemia — escreveu o governador Carlos Moisés em uma publicação nas redes sociais.

O secretário da Fazenda, Paulo Eli, compartilha da opinião do governador. Ele participou virtualmente do encontro do Comitê e lembra que 80% das empresas de Santa Catarina estão enquadradas no Simples – onde a arrecadação mensal chega a R$ 100 milhões – ou são microempreendedores individuais (MEIs).

O Simples Nacional engloba uma série de tributos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); PIS/Pasep; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços (ISS); e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP). A diferença é que as empresas do regime fazem o pagamento das obrigações em guia única, simplificando o processo.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas