nsc
nsc

Mobilidade urbana

Furb terá posto para abastecer bicicletas e patinetes elétricos

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
01/10/2019 - 22h23 - Atualizada em: 01/10/2019 - 22h25
Estrutura será implantada no campus 2 da universidade (Foto: Divulgação)

A Furb terá um espaço destinado ao carregamento de bicicletas e patinetes elétricos. Painéis fotovoltaicos e um inversor de frequência serão instalados no campus 2, em Blumenau. Os equipamentos para a geração de energia solar serão doados por uma empresa habilitada em um chamamento público aberto pela universidade. Em contrapartida, ela poderá usar a sua logomarca no local com fins publicitários.

Na justificativa que acompanha a documentação do chamamento público, a Furb ressalta que a mobilidade urbana é um dos maiores desafios das cidades e que bicicletas e patinetes elétricos são soluções que ajudam a minimizar o tempo de deslocamento entre um ponto e outro, além de não provocarem poluição. Há, no entanto, uma limitação desse tipo de transporte, que é a falta de espaços públicos para o carregamento das baterias, motivo da iniciativa.

Ainda não há data exata para que o posto seja aberto ao público, mas a expectativa é de que isso possa ocorrer ainda em novembro, segundo o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Furb, Fabio Perez, que coordena o projeto. As obras já iniciaram.

Visita

O holandês Frans van Houten, CEO global da Philips, estará em Blumenau nesta quinta-feira. Vem fazer uma visita institucional ao centro de tecnologia que a multinacional mantém na cidade.

Patinando

A produção industrial no Brasil subiu 0,8% em agosto na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Frente ao mesmo mês do ano passado, no entanto, houve queda de 2,3%. E no acumulado do ano ainda há retração, de 1,7%. Sinais de que a economia ainda patina.

Estágio

Termina no domingo o prazo para as inscrições do programa de estágio da Ambev. A cervejaria, que desembarcou em Blumenau depois de comprar a HBSIS, está buscando universitários com formação prevista entre este ano e 2021 para diversas áreas. São mais de 250 oportunidades. Informações: www.estagioambev.com.br.

Deixe seu comentário:

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Últimas do colunista

Loading interface...
Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas