nsc
    nsc

    Mobilidade urbana

    Indaial adia para agosto abertura da licitação da nova concessão do transporte coletivo

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    30/06/2020 - 13h09
    Transporte coletivo em Indaial
    Operação na cidade é feita pela empresa Rainha, mas está suspensa (Foto: Renato Aguiar, Arquivo pessoal)

    A prefeitura de Indaial adiou para o dia 14 de agosto a abertura das propostas dos interessados em explorar o transporte coletivo da cidade. A previsão inicial era de que os envelopes fossem entregues nesta segunda-feira (29). O prazo de concessão é de 20 anos e não pode ser prorrogado.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    Segundo a prefeitura, houve questionamentos de empresas interessadas a respeito da composição tarifária. Uma delas apontou uma suposta divergência nos cálculos das planilhas do fluxo financeiro, o que poderia gerar desequilíbrio contratual. Por conta disso, a documentação foi revista.

    Apesar do transporte coletivo já ter sido liberado pelo governo do Estado, o serviço continua suspenso na cidade porque a prefeitura não aceitou as condições apresentadas pela empresa Rainha, responsável pela operação, para a retomada.

    Atualmente o transporte em Indaial tem nove linhas e nove veículos (além de outros quatro reservas), com idade média de 17,5 anos. Um dos objetivos da concessão é renovar a frota e estender o atendimento aos domingos. 

    O novo edital prevê 13 veículos, com dois reservas, e uma frota com idade máxima de dez anos – e média de cinco. Detalhe: os ônibus precisarão ter ar-condicionado. Pelo menos três deles deverão estar equipados com o sistema de refrigeração no primeiro ano da nova concessão, com aumento gradual de acordo com a renovação da frota. 

    Para ajudar no custeio da operação, o município vai fornecer um subsídio anual de cerca de R$ 1 milhão. O valor da concessão é estimado em R$ 74,5 milhões.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas