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    Gestão pública

    Indicados a cargos de comissão em Blumenau precisarão provar qualificação em currículo

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    Por Pedro Machado
    07/08/2019 - 11h05 - Atualizada em: 07/08/2019 - 11h25
    Foto: Patrick Rodrigues, BD

    A prefeitura de Blumenau listou, em instrução normativa publicada segunda-feira no Diário Oficial do Município, a documentação que candidatos a cargos comissionados na administração pública precisarão apresentar para exercer as funções para os quais eventualmente forem indicados e nomeados.

    Além de certidão negativa criminal, os postulantes precisarão entregar um currículo com informações referentes à escolarização, formação profissional e detalhamento das últimas três experiências profissionais. O formulário pedirá o preenchimento de dados como cargo, área de atuação, período, horário de trabalho e atividades desenvolvidas. Além disso, o candidato precisará especificar de que cursos de qualificação já participou.

    A instrução regulamenta decreto assinado em julho pelo prefeito Mario Hildebrandt (sem partido) que exige qualificação técnica de aspirantes a cargos em comissão do governo municipal. A medida foi tomada logo depois de um fiscal da Faema ser preso sob suspeita de cobrar propina para não multar uma empreiteira que fazia uma obra no bairro Fortaleza.

    Demorou

    A medida representa uma tentativa de evolução na gestão de pessoal da prefeitura, que em muitos casos, como sabemos, é contaminada pelo apadrinhamento político. Por outro lado, não deixa de ser um tanto chocante que condições básicas há tempos exigidas na iniciativa privada só agora sejam devidamente regulamentadas no poder público.

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