nsc
nsc

Empresas

Karsten vence ação na Justiça e terá direito a recuperar crédito milionário em tributos

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
08/09/2020 - 08h56 - Atualizada em: 08/09/2020 - 10h09
Karsten
Parque fabril da Karsten (Foto: Lucas Correia, BD)

A Karsten conseguiu na Justiça o direito de reaver um crédito tributário milionário. A exemplo de outras empresas da região, como Cia. Hering, Altona e Metisa, a companhia têxtil obteve decisão favorável, com trânsito em julgado – sem possibilidade de novos recursos –, em uma ação judicial em que pedia a exclusão do valor do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

A empresa comunicou ao mercado na última semana que iniciará agora o processo de habilitação desse crédito junto à Receita Federal, assim que finalizar o cálculo dos valores. A Karsten já contratou uma assessoria para levantar a quantia. Estimativas iniciais indicam um crédito entre R$ 82 milhões e R$ 85 milhões.

A companhia informou ainda que está avaliando os desdobramentos da decisão, envolvendo aspectos contábeis, tributários, jurídicos e regulatórios, incluindo a forma de compensação ou recuperação. Os efeitos da decisão serão registrados no balanço financeiro do terceiro trimestre, cuja divulgação está prevista para novembro.

A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins é uma discussão antiga, que agora está tendo desfecho favorável para várias empresas. Há um questionamento de que a incidência do imposto seria inconstitucional e funcionaria como tributação dupla.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas