nsc
    nsc

    Previsão do tempo

    A chuva retornou na primeira quinzena, mas ainda temos que economizar água

    Compartilhe

    Puchalski
    Por Puchalski
    15/06/2020 - 15h00 - Atualizada em: 15/06/2020 - 15h47
    Dados baseados nas estações do Ciram

    Tirando os alagamentos e os temporais, a primeira quinzena de junho teve a boa notícia do retorno da chuva para a SC. Diminuindo muito a influência da seca. No mapa temos uma ideia do total de chuva que ocorreu pelo Estado do dia 1º até hoje.

    Vejam que em parte do Oeste tivemos de 200 a 300 mm. Em boa parte do Estado tivemos 90 a 180 mm. Só choveu menos entre o Alto Vale do Itajaí e o Sul. Na maior parte do Estado só dentro da primeira quinzena tivemos o normal e até mais chuva que o normal de um mês de junho.

    A SEGUNDA QUINZENA TEM MUDANÇA

    Apesar desse comportamento do início do mês é importante continuar economizando água. Até porque boa parte desta segunda quinzena volta ter pouca chuva. O mapa abaixo mostra a previsão de volume de chuva até o próximo dia 22. Vejam que há um volume baixo só na faixa Leste. Isso devido a umidade do mar.

    Chuva prevista
    Chuva prevista
    (Foto: )

    Destaco que para os últimos dias do mês há condições da chuva voltar com maior intensidade, mas isso ainda precisa ser acompanhado nos próximos dias.

    SITUAÇÃO DOS RIOS

    No mapa abaixo temos a situação atual dos rios que são monitorados pela Hidrologia da Epagri. Vejam que mesmo com a chuva que ocorreu ainda temos rios com baixos volumes (em vermelho). A maior parte (em verde) está em normal. Isso depende do que choveu em cada região, mas também da capacidade da bacia de cada região.

    Situação dos rios
    Situação dos rios
    (Foto: )

    ECONOMIA DE ÁGUA?

    Não tenha dúvida. Pela situação atual e pela condição da redução de chuva nos próximos dias.

    Mais colunistas

      Mais colunistas