nsc
nsc

Partiu praia!

Como fica o tempo neste fim de semana em Santa Catarina

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
25/01/2020 - 11h41
Fim de semana tem predomínio de sol e calor em SC (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)
Fim de semana tem predomínio de sol e calor em SC (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)

*Por Douglas Márcio

Em um amanhecer ameno, todas as cidades catarinenses com estações meteorológicas oficiais marcaram menos de 20°C neste sábado. Na Serra o dia começou mais gelado, com marcas entre 4°C e 10°C. Teve até registro de uma geada, mas muito isolada, em São Joaquim. Já em Urupema, um termômetro marcou 1,7°C por volta das 6h.

Em Florianópolis, o Norte da Ilha fez 16°C pela manhã. Durante o turno da tarde, no entanto, as temperaturas ficam agradáveis, comum ótimo dia para curtir ao ar livre, já que o sábado tem céu aberto.

Em linhas gerais, o tempo no fim de semana é comandado por um sistema de alta pressão, que é um ar mais seco. As máximas do dia devem ser registradas no Oeste, com marcas de até 33°C.

Mar e vento

Alguns avisos para os navegantes, surfistas, praticantes de outros esportes aquáticos, pescadores e banhistas. Depois de dias de muita agitação marítima, na tarde deste sábado o mar, aos poucos, começa a ficar mais manso. A ondulação é de Leste em todo o nosso Litoral, com ondas de, no máximo, 2 metros de altura nas redondezas da Ilha de Santa Catarina e na região de Laguna.

Os ventos estão soprando na direção Sudoeste/Sul, girando pra Nordeste. É um vento de fraco a moderado, mas com algumas rajadas de até 45km/h. A temperatura da superfície da água no Litoral está variando entre 25°C a 27°C.

Tempo no domingo

O domingo vai ser ensolarado em todas as regiões, e vamos ter pouquíssimas nuvens, praticamente o dia inteiro de céu de brigadeiro. Tempo firme pra valer. Chance de uma chuvinha isolada e rápida até existe, isso apenas pro Extremo-Oeste e em algumas cidades do Litoral, mas é muito provável que fique só no aumento de nuvens.

E se preparem para um calorão com máximas de 33°C a 35°c em muitas cidades. Pontualmente, os termômetros devem beirar os 40°C.

Tendência pra semana que vem

A primeira parte da semana que vem vai ser exatamente assim, vamos ter sol, poucas nuvens e chuvas de verão, ou seja, ela vem em forma de pancadas isoladas, a partir da tarde e, de maneira pontual, essa chuva pode ser forte com raios e trovoadas.

Na segunda-feira, por exemplo, isso pode acontecer - primeiro em cidades do Oeste ao Sul - e mais para noite na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte. E a semana terá dias de calor intenso, só diminuindo um pouco na terça.

Deixe seu comentário:

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Últimas do colunista

Loading interface...
Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas