nsc
nsc

Fim de semana

Fim de semana tem condições diferentes do tempo entre sábado e domingo

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
17/04/2021 - 08h40
Imagem de satélite da manhã desse sábado
Imagem de satélite da manhã desse sábado (Foto: Inmet)

Dos dois dias do fim de semana o sábado é o que mais tem nuvens em todas as regiões. Devido a diminuição da pressão do ar e o deslocamento de uma frente fria pelo mar, nuvens carregadas passam pelo Estado.

Desta forma, teremos um dia de nuvens que intercala momentos seco com outros de chuva. De manhã em poucas áreas. No Oeste, o tempo é seco apesar a da maior quantidade de nuvens do período da manhã.

Temperaturas da tarde variando entre 23 e 26°C em muitas cidades com 19 a 22°C Serra e Sul e picos de 27°C no Oeste. 

DOMINGO COM MAIS SOL

Ele deverá aparecer em todas as regiões em meio as nuvens. Boa parte de Santa Catariana terá tempo seco todo o dia. Porém, a presença de um ciclone no mar - na altura do Sudeste e Sul do Brasil - traz umidade do mar para a costa. Desta forma, o Litoral e áreas próximas ainda tem chance de chuva entre estas aberturas de sol.

Durante à tarde, a temperatura alcança uns 29°C no Oeste, 24 a 27°C em muitas cidades com 21 a 23°C no Planalto.

CICLONE AO LONGO DA SEMANA

Tenho que destacar que ao longo de toda a próxima semana vamos ter a presença no mar de um ciclone. Esse sistema de maneira geral fica afastado da costa. Porém, ele chama atenção pelas suas características. Temos três tipos de ciclones: extratropicais, tropicais e os subtropicais. Várias características os diferem. Uma delas é que os extratropicais estão associados a uma frente fria. E o deslocamento é junto com ela. Os subtropicais e os tropicais se deslocam sozinho e de acordo com a temperatura da água do mar. Um dos motivos que quando se intensificam são até batizados com algum nome.

O que está prevista para a semana que vem tem características subtropicais, pelo menos por enquanto. Por isso, será monitorado ao longo da semana. 

Posição esperada para o ciclone na sexta-feira.
Período que o ciclone mais se aproxima da costa. Mesmo assim, fica afastado
(Foto: )

A previsão é que hoje ele traga influência para o mar. Atenção aos navegadores. Ondas de 2 a 3 metros nas praias e mar aberto de terça em direção a sexta. Longe das praias, ondas acima de 4 metros. Não se aconselha navegação entre o Su e o Sudeste. 

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas