nsc
nsc

Saúde

Aniversário de Florianópolis sem vacinação gera desconforto entre prefeitura e governo de SC

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
24/03/2021 - 06h43
Expectativa pela vacina
Expectativa pela vacina (Foto: Mateus Bruxel, BD)

O fato de não ter havido vacinação no feriado desta terça-feira (23) na capital gerou um mal-estar entre a prefeitura e o governo do Estado. Nas redes sociais e na rádio CBN Diário houve muitas reclamações dos moradores da cidade no sentido de que poderia ter havido, no aniversário de Florianópolis, um mutirão de vacinação aproveitando que a maioria não estava trabalhando e poderia procurar os pontos de vacina.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

> Bebê de sete meses é a mais jovem a morrer por Covid-19 em Joinville

No Twitter, o governador escreveu:

Nos bastidores, de fato, a explicação é de que não houve uma “cutucada” na prefeitura. O que se pretendia, com a mensagem, era dizer que mesmo com o feriado na capital, o governo estava trabalhando. Foi mais, então, um ruído na comunicação. 

A prefeitura de Florianópolis alega que a pouca quantidade de vacina disponível e o custo de hora extra do servidor e de montagem da infraestrutura necessária não compensariam o esforço. O secretário-adjunto de Saúde no município, Luciano Formighieri explicou que o Estado recebeu no sábado (20) as doses e ficou contando-as e separando-as até segunda-feira (22). Diz ele que a prefeitura recebeu os imunizantes às 16hs daquele dia. Afirma Formighieri que, para montar a operação e ajustar os grupos de idade, era preciso ter as quantias exatas. O executivo municipal espera vacinar de quinta a domingo entre 1ª e 2ª doses, cerca de 20 mil pessoas.

Independentemente de ruído na comunicação ou crítica ao gestor, o que nós precisamos, além da vacina, é de convergência de ações no combate à pandemia, uma única narrativa e coesão social. Não temos. Estão aí, também, algumas das explicações para o cenário atual brasileiro. 

Leia Mais:

Em Santa Catarina, 235 mil idosos tomaram pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19

Rio de Janeiro decreta feriados antecipados para conter Covid; veja regras

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas