nsc
    nsc

    Ministério Público

    Denúncias de violência contra mulher em Santa Catarina aumentam 61% em seis anos 

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    08/03/2020 - 18h46
    NSC Total
    NSC Total

    As denúncias de violência contra a mulher feitas pelo Ministério Público de Santa Catarina aumentaram 61% nos últimos seis anos. Elas saltaram de 4068 (2014) para 6661 (2019). Desde 2014 a escala do número de denúncias é geométrica. Foram 4187 (2015), 4994 (2016), 5542 (2017) e 6279 (2018).

    As denúncias são resultado das investigações feitas pela Polícia Civil e de inquéritos finalizados que chegaram ao Ministério Público/SC.

    - Estamos tratando aqui de ações penais movidas pelo Ministério Público. São casos de feminicídio, lesões corporais e ameaças, por exemplo. O que assombra é o aumento geométrico de violência contra a mulher- explica o coordenador do centro de apoio operacional criminal e de segurança pública do MP/SC, Jadel da Silva Junior.

    Segundo o promotor, não se sabe exatamente a razão para estes números.

    - Não há um trabalho científico que explique as razões para isso. Eu me pergunto: será que é devido ao maior incremento das informações que chegam às pessoas? Temos que fazer um trabalho científico para identificar as causas. Será que isso ocorre porque as informações estão melhor catalogadas ou devido à preocupação dos órgãos de segurança e também do Ministério Público em estruturar melhor suas bases de dados ? Ou ainda, se é de fato, uma procura maior por parte das vítimas. Hoje, existe uma disponibilização para as mulheres de mais instrumentos de denúncias e informações- concluiu o promotor.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas