nsc
nsc

Gestão

O bom exemplo do TCE e das contas públicas em SC

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
06/06/2022 - 12h44 - Atualizada em: 06/06/2022 - 13h00
TCE-SC
TCE-SC (Foto: Felipe Carneiro / NSC Total / Banco de dados)

A sessão extraordinária do TCE/SC realizada na última quarta-feira (1) que emitiu, por unanimidade, o parecer prévio pela aprovação das contas do governador Carlos Moisés, referentes a 2021, teve vários diferenciais em relação às edições anteriores. Realizada de maneira telepresencial, contou com a participação do Chefe do Executivo, fato raro na história da Corte de Contas.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O último registro de um governador na sessão das contas de governo foi em 2005, com Eduardo Pinho Moreira, então governador em exercício.

Moisés, inclusive, fez questão de ressaltar que os bons números apresentados no relatório foram resultado da atuação orientativa e preventiva do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Outro ponto importante foi a aplicação de 27,5% na educação, superando o limite mínimo constitucional de 25% e sem a tradicional inclusão de inativos para fechar a conta.

Por fim, a apresentação do voto de maneira resumida e com linguagem acessível, elaborada pelo relator do processo, conselheiro César Fontes, deu uma dinâmica diferenciada e mais ágil, resultando em uma sessão com 2h30min até a votação. Assim, o processo torna-se mais pedagógico e de fácil compreensão ao cidadão. Para se ter uma ideia, a leitura do voto já chegou a demorar oito horas.

Por esta sinergia, respeitando o papel de cada instituição, é digno de reconhecimento o trabalho tanto do governo do Estado quanto do TCE/SC. Cabe, agora, ao cidadão fazer a sua parte, fiscalizando a boa aplicação dos recursos públicos.

Leia mais:

Alunos do IFSC "revolucionam" escola de cidade em SC

O que faz a polícia paraguaia em SC

Baía Sul e Centro Histórico: veja espaços públicos que Florianópolis quer gestão privada

Professora é ameaçada após tocar hino da Venezuela em escola de SC

Como funciona o chip corporal implantado em SC e que ajuda a salvar vidas

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas