nsc
nsc

Encarcerados

O caminho da ressocialização dos presos é o ensino profissionalizante

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
09/08/2021 - 05h48
Presos que estudam em SC
Presos que estudam em SC (Foto: Emerson Souza / Agencia RBS)

Mais de dois mil presos de Santa Catarina terão acesso ao ensino profissionalizante. O Senai e o governo do Estado formalizam nesta segunda-feira (9) um convênio, no Centro Administrativo, e as capacitações serão realizadas nos próximos 90 dias.

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Serão 2.150 apenados das penitenciárias de São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Chapecó, São Cristóvão do Sul, Itajaí e Criciúma que irão receber as aulas.

O maior contingente participará do curso de Costura Industrial ( Básico), que tem duração de 60 horas e será ministrado a 1.775 apenados de todas as penitenciárias envolvidas. O curso de auxiliar de logística, com 20 horas, será ministrado a 200 sentenciados de Itajaí. Com 16 horas de duração, o curso de Manutenção de Máquinas Costura (Básico) beneficiará 100 apenados de Chapecó, Itajaí, São Cristóvão do Sul e Criciúma. Já o curso de Noções de Corte e Serigrafia irá atender 75 presos, tem duração de oito horas e será ministrado em Chapecó.

Atualmente, são 23.778 pessoas no sistema prisional de Santa Catarina. Destes, 10,5 mil presos estão em atividade educacional (3.850 na modalidade de Educação de Jovens e Adultos -EJA- e 6.684 em atividade complementar, no Programa Despertar pela Leitura). E são 4.925 presos que trabalham nas unidades.

Sempre é importante repetir que no Brasil não existe pena de morte e, tampouco, prisão perpétua. A certeza que temos, portanto, é de que em algum dia os presos voltarão ao nosso convívio. O que podemos escolher é se eles voltarão melhores ou piores. Quanto maior for o investimento em educação e trabalho no sistema, melhor será a perespectiva para quando eles saíram das grades.  

Leia Mais:

Contribuinte tem direito de saber quanto governador e vice de SC gastam com filé mignon

Juízes do trabalho tentam manter benefícios que extrapolam o teto

Exploração de petróleo em SC exige discussão técnica e sem ideologia

Mutirão de limpeza encontra fogão e pneu no mar de Bombinhas; veja fotos

Terrenos de marinha em SC: a busca pela segurança jurídica

Edital de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú é suspenso pelo TCE

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas