Foi no dia da mentira que tive minha primeira carteira de trabalho assinada. Com 16 anos, a lei exigia ser uma carteira de menor de idade e foi. Carlos Bonetti, diretor geral por indicação do diretor artístico Acy Cabral Teive, assinaram o documento e me deram vida para iniciar uma carreira que nesta quarta-feira (1), chega aos 63 anos.
Continua depois da publicidade
Paixão pelo Rádio
Minha paixão pelo rádio começa como ouvinte da Rádio Nacional do Rio de Janeiro considerada a maior emissora da América. Vivia o dia inteiro a ouvi-la. Meu vizinho Onélio Rodolfo de Souza, então operador de Som da Rádio Guarujá, impressionado com o meu entusiasmo e conhecimento de tudo que acontecia, me levou e ensinou a operar a mesa de som que era o que eu mais gostava. Isso aconteceu na Rádio Guarujá onde fiquei 13 anos. Em 1960 já estava no departamento de esportes onde ocupei todas as funções a partir de repórter até comentarista.
A segunda paixão
Em 1970, Fernando Linhares da Silva me convidou a compor o departamento de esportes da TV Cultura que estava nascendo. Aí vem uma segunda história que mudou a minha vida. Entrei de corpo e alma ao lado do extraordinário Darci Lopes (presidente) e seu grupo. Todos conhecem a história de formação de profissionais e do que a TV Cultura representou para a comunicação catarinense. Lá fique 28 anos ocupando também todos os cargos da empresa. Veio a RBS (hoje NSC), que me fizeram mais profissional.
O Jornal
Minha primeira experiência foi no Jornal de Santa Catarina, como colunista. Mandava o material diariamente via telex para Blumenau. Fiquei 10 anos. Em 2000 Claudio Thomas me levou para o Diário Catarinense onde continuo até hoje.
Muitas histórias
Não há como colocar neste espaço tudo o eu passei, superei e vivi na comunicação catarinense. Colocarei as dificuldades, as vitorias e derrotas, alegrias e tristezas, mas sobre tudo a superação de um garoto de 16 anos que quebrou barreiras para chegar até aqui. Curto este dia em isolamento social, mas recordando toda a história de uma vida difícil pelas condições financeiras da família e feliz por superá-las com trabalho, muita luta e lembrando de tantas pessoas que me ajudaram a chegar até aqui.
Continua depois da publicidade
Obrigado a todos!
Basquete: 25 anos
A Federação catarinense de basquete está completando 25 anos de sua criação. Surgida através dos ideais de Oscar Archer que conduziu a entidade por 24 anos, resgatando sua história. O basquete antes estava junto a Federação Atlética Catarinense, FAC.
É, hoje, uma das Federações mais organizadas do Brasil com sede própria. Fabio Deschamps é o presidente que sucedeu ao professor Archer e trabalha na mesma linha de seu antecessor, pois antes era o diretor jurídico da Federação e conhece toda a história do basquete.
A entidade distribuiu uma nota oficial agradecendo a todos que tem ligação direta ou indireta com o basquete como: atletas, dirigentes, patrocinadores e os próprios funcionários.
Boa repercussão
O ex-jogador Cesar Prates, hoje pastor evangélico, passou pelo Debate Diário via telefone com sucesso. Em um momento de grande preocupação no país pelo coronavírus, Prates pregou a fé, verdade e respeito a palavra de cristo para fazer o seu apelo a população no sentido de respeitar as determinações das autoridades médicas e governamentais.
Continua depois da publicidade
Falou de futebol, analisou a situação atual, comparou com o seu tempo de atleta, Real Madri, Sporting onde jogou com Cristiano Ronaldo, Corinthians, Coritiba, Internacional, Figueirense e Joinville foram objetos de sua lembrança.
Sua participação no Debate Diário provocou muito boa repercussão junto aos ouvintes.
Que beleza
O Brusque mais uma vez larga na frente. O presidente Danilo Rezini anunciou um auxilio de R$ 15 mil reais e luvas para a municipalidade. Um gesto de retribuição ao que a cidade tem apoiado o futebol do Brusque. Exemplo a ser seguido.