A informação da negociação com o zagueiro Arthur Chaves não abalou o time para o jogo contra o Corinthians. Já no primeiro tempo se viu um Avaí organizado mais compactado dificultando a penetração do Corinthians, e utilizando bem a velocidade do Pottker pela direita – que é sua principal característica.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Com Rafael na zaga bem colocado e se entendendo melhor com Bressan e Ranieli um pouco mais atrás da Linha da bola dando proteção ao sistema defensivo , Muriqui pela esquerda e um pouco da ausência de Eduardo, mas com a movimentação grande de Bissoli o Avaí chegou à vitória por 1 x 0 num pênalti cobrado por Bissoli.
Um primeiro tempo muito de total atenção na marcação e dificultando muito o jogo do Corinthians. O time Paulista começou utilizando o lado esquerdo com uma dobra do lateral Fabio Santos com Lucas Piton mais a frente. O Avaí fechou bem aquele lado do campo e até perdeu o lateral direito Kevin para entrada de Renato. O miolo de área fechou bem e evitou as entradas de Roger Guedes.
O mais importante da organização tática do Avaí foi fechar bem o meio de campo não dando muito espaço ao Corinthians. Um primeiro tempo muito bom levando-se em consideração o adversário vice-líder do campeonato brasileiro.
Continua depois da publicidade
Ficou ao final a preocupação do vestiário no intervalo sobre o comportamento do time do segundo tempo. Não houve destaques especiais no primeiro tempo embora a intensidade do atacante Pottker partindo pra cima dos defensores pode ser registrada.
Aliás é exatamente a única forma do atacante contribuir para o time.
Segundo tempo pior
E pra variar o segundo tempo não foi o mesmo do primeiro para o Avaí. O Corinthians promoveu as alterações que deviam ser feitas e dominou o segundo tempo e mereceu o empate. O gol do adversário foi fruto de uma cobrança de escanteio onde Balbuena o zagueiro Paraguaio do Corinthians que não é tão alto assim (1.88) marcou de cabeça num erro de marcação da defesa do Avaí.
Os jogadores azurras não gostaram do empate e Cortêz disse que aquele lance de escanteio foi ensaiado a semana toda.
O Corinthians fez por merecer o empate pela intensidade colocada na etapa final.
O Avaí continua jogando um tempo marca e depois cede terreno na etapa final. O jogo estava ganho segundo Guerrero e numa bobeada o time deixou de vencer.
Continua depois da publicidade
Na verdade, a partida foi de intensa velocidade e o Avaí não aproveitou as duas oportunidades surgidas através de contra-ataques mal concluídos.
Mais uma vez Guerrero e Jean Pierre entraram nos minutos finais com poucas possibilidades de ajudar. O meia Eduardo destoou mais uma e custou a ser substituído. O segundo tempo do Avaí foi de muitos erros. Pottker que foi destaque no primeiro tempo errou muito por não conseguir concluir as jogadas depois de alta velocidade. Pouca qualidade.
O resultado não foi bom para o Avaí cujo sinal de alerta foi ligado. Estou dizendo há algum tempo: o Avaí precisa cuidar muito sua posição na tabela. Terminou o primeiro tempo festejando não ter entrado na zona de rebaixamento, mas ficou muito perto.
Agora já se fala na situação perigosa que o time se encontra na tabela de classificação.
Leia mais:
Avaí está próximo de finalizar negociação do zagueiro Arthur Chaves
A fórmula da vitória e o VAR atrapalhando o futebol