O Avaí, nosso representante na Série A do Campeonato Brasileiro, joga no domingo (1º) à noite contra o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre. Dizer que é muito difícil é lugar comum. Como argumento favorável pode-se avaliar o crescimento do Leão. Buscar pontos é a missão contra um adversário que disputa lugar entre os dez primeiros da competição.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Como jogar?
Velha máxima do futebol que consideramos nossa realidade: fechar a casinha e tentar surpreender. Isso não implica em também jogar além de marcar muito. Há os que preferem a filosofia do jogar normalmente, sem muitos esquemas defensivos considerando que o adversário pode ser considerado superior, mas não assusta ninguém. O novo técnico colorado, Mano Menezes, também está buscando o equilíbrio do time no campeonato.
Quem vai jogar?
Morato, que estava crescendo no time, fica fora por causa da expulsão contra o Goiás. Copette é uma possibilidade. Pottker, que também joga pelo lado do campo, é outra opção. E mais além, Jean Pierre, que acho que deve entrar no segundo tempo.
As alternativas são boas e há tempo para adaptá-las. Barroca falou com a imprensa nesta sexta. Quem joga no lugar de Morato?
Continua depois da publicidade
— Não vou facilitar a vida do meu amigo Mano — desconversou.
Durante o papo, o treinador do Avaí disse que não há o que mudar. Joga o time que vinha atuando e isso impõe a presença de Coppete no ataque em lugar de Morato. O jogo contra o Inter é às 19h de domingo (1º).
> Com um a menos, Avaí vence Goiás e sobe na tabela da Série A
Figueirense joga domingo, no horário da missa
O horário de 11h está mais para a tradicional missa dos domingos do que para futebol. Muda todo o trabalho de preparação do grupo e os jogadores não gostam muito. Já o torcedor tem sua preferência porque facilita sua vida no domingo, permitindo a ida ao jogo sem interromper sua programação social familiar. Pois neste 1º de maio, domingo, o Figueirense enfrenta o Mirassol no horário da missa.
Quem joga?
Oberdan está fora quando mais o time precisava dele. A volta de Andrew e Zé Mário é benvinda. Há no elenco alternativas boas para Jr. Rocha escalar a equipe.
O técnico do Mirassol vê dificuldades no seu ataque a grande preocupação do momento. Time vem de empate diante do Paysandu e, segundo o treinador, Ricardo Catalá, o time foi bem defensivamente, mas pecou muito no ataque. Conclusão das jogadas é o principal problema do time. O Mirassol disputa a série principal do campeonato paulista.
Continua depois da publicidade
> Uma pausa e o crescimento dos times catarinenses no Campeonato Brasileiro
Jogos para vencer
O Criciúma recebe o Novo Horizontino, que levou três gols da Chapecoense. Em casa e com a torcida junto, dificilmente o Tigre não vencerá. Tem mais time. É franco favorito.
Imagino perto de 10 mil torcedores no Heriberto Hülse neste domingo, também às 11h.
Chapecoense contra Cruzeiro
Jogo, quem sabe, um pouco mais equilibrado é o da Chapecoense, que recebe o Cruzeiro. O momento é do Verdão do Oeste de SC, mas a Rapoza tem história.
Brusque encara o CSA
E vamos saber se o Brusque realmente voltou mesmo a jogar o futebol de campeão estadual depois da vitória diante do CSA. O jogo é em Campinas contra a Ponte Preta, que perdeu seu último jogo para o Vasco da Gama.
Time paulista está em 15º lugar na Série B, muito perto da zona de rebaixamento com o mesmo número de pontos da Tombense, o primeiro time fora do Z-4.
Continua depois da publicidade