O sábado foi movimentado para o futebol de Santa Catarina. O Criciúma classificou na Série C. O Figueirense venceu, mas ficou fora da 2ª fase. Em Joinville, emoção na decisão por pênaltis, na Série D. E na Sére A, a Chapecoense voltou a perder em casa.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Figueirense fez a parte dele: venceu o Botafogo-SP por 2 a 1, em Ribeirão Preto (SP). Pouco adiantou, por causa do Criciúma, que tinha uma diferença de quatro pontos para o Alvinegro e bateu o Mirassol-SP, mantendo a vantagem. Na rodada final, os dois catarinenses vão se enfrentar em jogo que agora passou a ter cara de amistoso.
O Figueirense fez um jogo controlado, com bons momentos, alterações precisas do técnico Jorginho, mas a vitória acabou não resolvendo. O time seguirá na Série C na temporada que vem.
O Alvinegro não foi eliminado no jogo de Ribeirão Preto. A campanha não foi boa, com resultados inexpressivos. O time demorou a decolar. Neste sábado, no interior paulista, jogou apenas o segundo tempo para vencer, embora não resolvesse. Agora, é pensar na Copa SC, onde ele precisa vencer para buscar uma vaga a Copa do Brasil do ano que vem.
Continua depois da publicidade
O Criciúma segue na Série C, em busca de uma vaga para Série B em 2022. O placar do Heriberto Hülse não deixa dúvida quanto a superioridade: 3 a 0. O Tigre ficou com a quarta vaga. Os outros três classificados do grupo são Ituano-SP, Ypiranga-RS e Novoizontino-SP. O Criciúma pontuou sempre e esteve quase que permanentemente na zona de classificação. Teve uma queda recente, mas recuperou no momento preciso.
> Rodrigo Faraco: Péssimo turno do Figueirense é o motivo da eliminação precoce na Série C
As duas campanhas catarinenses foram diferentes, com o Tigre sempre superior a partir da chegada de Paulo Baier ao comando técnico. O futuro do Figueirense passa por uma análise criteriosa para saber quem fica ou não no Estádio Orlando Scarpelli, a partir inclusive do técnico Jorginho. Jogadores que podem e devem ficar e outros que não acrescentaram nada na passagem pelo Alvinegro.
“Sem dinheiro e sem ajuda a coisa não vai”
Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico Jorginho pediu desculpas ao atacante Walter, com quem teve um desentendimento e ambos acabaram sendo expulsos pela arbitragem. O comandante do Figueirense julgou-se culpado pelo episódio. Uma ofensa ao jogador provocou a reação do atleta.
– Graças a Deus apareceram pessoas que vieram nos ajudar. Eu estava com medo até de cair no Estadual. Sem dinheiro e sem ajuda a coisa não vai – disse o treinador.
Continua depois da publicidade
Jorginho expôs a situação que enfrentou no Figueirense. Foi delicado e respeitoso, não fazendo nenhuma declaração bombástica. E ele vai continuar no clube? Falou na Copa SC, que vai continuar dirigindo o time. O contrato vai terminar após a Série C e depois vai se reunir com a diretoria para saber do futuro. Até lá, dirige o time na Copa SC.
Emoção em Joinville
O Joinville carregou o segundo jogo contra o Bangu-RJ de emoções, deixando a classificação para a cobrança de pênaltis. E neste tipo de decisão, quase mata o torcedor do coração. Passou. Era o que interessava, depois do empate em 1 a 1 no tempo normal de jogo.

Neste domingo, dia 19, vamos conhecer o próximo adversário do JEC, que sai do confronto entre Nova Mutum e Uberlândia. De qualquer maneira, passou pelo Bangu e vai em frente, buscando chegar à Série C de 2022.
Nova derrota da Chapecoense
Mais uma derrota da Chapecoense na Série A, o que não chega a ser novidade. Desta vez contra o Palmeiras, vice-líder da competição. O resultado era previsível para um time que faz uma péssima campanha. Destaque para o lance curioso do zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, que acertou o badeirinha com um carrinho.
Continua depois da publicidade
> Volta do público aos estádios de SC: veja tudo que você precisa saber
O Palmeiras não era o adversário da Chape, disputa o título. Os adversários que deveriam ser batidos não foram, daí a péssima campanha. Não há novidade. Pra mim, o Verdão do Oeste está a caminho de volta para a Série B.
Leão joga em casa
O domingo será de Avaí e Marcilio Dias, às 15 h, com o time da Capital jogando com equipe reserva na Copa SC, na Ressacada.