publicidade

Navegue por
Saavedra

Política

Acordo entre vereadores define comissões em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
12/02/2019 - 06h00 - Atualizada em: 12/02/2019 - 06h00
Câmara de Vereadores de Joinville
Câmara de Vereadores de Joinville
(Foto: )

*Por Gabriela Florêncio

Acordo firmado entre os 19 vereadores da Câmara de Joinville colocou fim a uma semana de impasse pela definição das vagas nas principais comissões do Legislativo. Segundo o presidente Cláudio Aragão (MDB) a negociação chegou ao fim às 22 horas de domingo, quando todos os vereadores assinaram um acordo para a composição das comissões. Com o acordo, a primeira sessão – iniciada em 4 de fevereiro – foi finalizada. 

Na segunda-feira ocorreu a votação para dividir os membros de cada comissão. Após a leitura da composição em Plenário, os vereadores mais votados de cada comissão convocaram reuniões, que aconteceram logo após o término da sessão. Cada comissão elegeu seus presidentes e secretários.

 O bloco de “independência”, como foi chamado pelo líder, Maurício Peixer (PR), tem maioria em duas das três comissões consideradas mais importantes, a de Finanças e Urbanismo. Na terceira, a de Legislação, há dois representantes da base de governo, dois da bancada partidária formada neste ano e o vereador Fábio Dalonso (PSD), que é minoria e não se envolveu na formação de blocos.

Peixer reforçou a formação do bloco de sete vereadores, buscando por mais independência na Câmara com relação ao Executivo. Ele já adiantou que uma das principais pautas será contrariedade ao aumento da tarifa de esgoto.

Como ficam as comissões permanentes de 2019:

- Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente: Jaime Evaristo – presidente (PSC), Fábio Dalonso - secretário (PSD), Adilson Girardi (SD), Mauricio Peixer (PR) e Tânia Larson (SD).

- Finanças, Orçamento e Contas do Município: Ninfo König – presidente (PSB), Tânia Larson – secretária (SD), Wilson Paraíba (PSB), Fabio Dalonso (PSD) e Roque Mattei (MDB).

- Saúde, Assistência e Previdência Social: Mauricinho Soares – presidente (MDB), Mauricio Peixer – secretário (PR), Adilson Girardi (SD)

- Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia: Roque Mattei – presidente (MDB), Iracema Bento – secretária (PSB), Pelé (PR).

- Cidadania e Direitos Humanos: Odir Nunes – presidente (PSDB), Roque Mattei – secretário (MDB), Mauricinho Soares (MDB), Pelé (PR) e Rodrigo Fachini (MDB).

- Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo: Adilson Girardi – presidente (SD), Natanael Jordão – secretário (PSDB) e Odir Nunes (PSDB)

- Proteção Civil e Segurança Pública: Richard Harrison – presidente (PSDB), Natanael Jordão – secretário (MDB) , Iracema Bento (PSB), Jaime Evaristo (PSC) e Wilson Paraíba (PSB).

Blocos garantem democracia

Para o líder de governo, Richard Harrison (MDB) a formação de blocos garante a diversidade de ideias e da democracia para a Câmara de Vereadores. Para o parlamentar, as discussões, entre duas bancadas trazem “mais equilíbrio, pensando no bem da comunidade joinvilense”.

Campanha

A Polícia Civil, em conjunto com Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada), instalou na 2ª Delegacia Regional (DRP) de Joinville um espaço pet-solidário. O ponto de arrecadação recebe ração, remédios veterinários, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis, tanto para bichinhos quanto para as famílias que necessitam.

Biblioteca em São Francisco do Sul

A Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro, em São Francisco do Sul, passa por reestruturação e permanecerá fechada entre os dias 11 e 15 de fevereiro. Os colaboradores continuam fazendo expediente interno, trabalhando em melhorias de processos.

 

*O colunista Jefferson Saavedra está de férias. Volta a escrever neste espaço no dia 8 de março.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação