Nas últimas semanas, foram abertos pelo menos nove procedimentos pelo Ministério Público para apurar denúncias de poluição sonora em Joinville. O termo técnico é notícia de fato, que pode se transformar em inquérito civil ou ação judicial, se forem encontradas irregularidades e não forem corrigidas. A apuração está ao encargo da 14ª Promotoria de Justiça.

Continua depois da publicidade

Mathias

A nova paralisação das obras de macrodrenagem do rio Mathias vai levar a CDL de Joinville a tentar uma audiência com o prefeito Udo Döhler para saber dos planos do município. Os trabalhos pararam porque há divergência entre a Secretaria de Infraestrutura e as empreiteiras em relação aos valores a serem usados como base para aditivo. O contrato em vigor prevê conclusão em dezembro, mas a expectativa é de entrega em junho, com chances de se prolongar por mais tempo.

Licenças

A desconfiança – ou constatação – de que o IMA deixou de ser favorável a transferência do licenciamento ambiental, ajudou a Prefeitura de Joinville a desistir de recorrer da sentença da Justiça Federal que manteve a competência municipal na análise das licenças. O temor foi de manter uma longa batalha judicial e depois, em caso de (improvável) vitória, o IMA não aceitar mais ficar com a tarefa. O instituto até já quis assumir o licenciamento, mas isso foi no governo anterior. 

Substituição

No lugar de Rogério Atanázio na Câmara, vai entrar indicado de Richard Harrison, o líder do governo, também do MDB.

Mais tempo

Prevista para abril, a regulamentação do IPTU progressivo e da transferência do direito de construir ficou para maio. Sem isso, os dispositivos não podem ser aplicados.  

Continua depois da publicidade

Leitos

O MP anda cobrando do Estado a comprovação do cumprimento de decisão judicial tomada em Joinville sobre vagas em leitos de UTI, com oferta de internação na rede.