publicidade

Navegue por
Saavedra

Preservação

APA Dona Francisca: ação civil pública do MP é julgada procedente

Compartilhe

Por Saavedra
08/02/2019 - 05h00 - Atualizada em: 08/02/2019 - 08h48
serra
(Foto: )

*Por Cláudia Morriesen

O juiz Roberto Lepper, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Joinville, julgou procedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público que cobra do Município de Joinville a implantação do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. O prazo fixado para implementação é de 18 meses, sob pena de pagamento de multa. 

Defesa

O Plano de Manejo, de 861 páginas, foi produzido e aprovado através de decreto municipal, em maio de 2013. Porém, suas ações não foram implementadas.

A Prefeitura disse que implementou diversas ações de gestão da unidade de conservação para atender a exigência na medida do possível, e que a demora da elaboração do Plano de Manejo não resulta em danos à coletividade porque sua ausência é suprida pela aplicação de regras ambientais mais restritivas, bem como por diretrizes emanadas da Lei de Ordenamento Territorial (LOT).

Eleições no Sinsej

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) divulgou as datas para as eleições de escolha da direção que estará à frente da entidade entre os anos de 2019 e 2021. Será nos dias 14 e 15 de março. Três chapas concorrem: uma presidida por Ulrich Beathalter, atual presidente do Sindicato, com 52 integrantes; outra por Jane Becker, com 31 membros; e a terceira por Leonardo Samuel de Oliveira Vaz, com 16 integrantes.

Parque

Quinta-feira (07) completaram-se 30 dias desde que começaram as obras para o Parque da Via Verde, em Jaraguá do Sul. Ele será neste local, ao lado do rio Itapocu, no bairro Ilha da Figueira. O objetivo é que esteja pronto  em julho.

Famílias acolhedoras

A Prefeitura de Joinville abriu inscrições para o programa Famílias Acolhedoras. A partir dele, crianças e adolescentes com até 18 anos em situação de desamparo ou de abuso têm a chance de participar de um ambiente familiar. Quem tiver interesse e atender os critérios iniciais deve fazer contato com a Secretaria de Assistência Social. As famílias passarão por capacitação inicial em 19 de fevereiro. Depois, são acompanhados durante o ano, sempre com capacitações. Atualmente, Joinville tem 21 crianças e adolescentes em acolhimento, em 16 famílias.

Centro de esportes

Joinville desistiu do projeto de implantação de um Centro de Iniciação Desportiva, que foi oferecido pelo Ministério dos Esportes em 2015. O investimento viria da União, em R$ 3,9 milhões, e à Prefeitura caberia ceder a área com infraestrutura. Segundo a Prefeitura, o projeto não evoluiu a partir do momento em que, além da área, o município teria que entrar com contrapartida em dinheiro em torno de R$ 1 milhão. Sem recursos disponíveis naquele momento, houve a desistência.

No Floresta

O Centro de Iniciação Esportiva seria construído no bairro Floresta. A área para o empreendimento continua reservada. O programa contemplou 207 cidades brasileiras desde 2014 — em outros municípios, já está em funcionamento.

Novidades

A partir deste fim de semana, você encontrará esta coluna logo na abertura do AN, nas páginas 2 e 3, como já ocorre nas edições de segunda a sexta. Esta é apenas uma das novidades editoriais e gráficas que os jornais da NSC Comunicação estreiam neste dia 9 de fevereiro. Não perca.

Curtas

Bolshoi: Dos 246 alunos que chegam à Escola Bolshoi na próxima segunda, 15 são nascidos em outros países.

De fora: Eles vem da Argentina, Paraguai, Uruguai, México e Estados Unidos.

 

*O colunista Jefferson Saavedra está de férias. Volta a escrever neste espaço no dia 8 de março.

 

 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação