nsc

publicidade

Saavedra

Levantamento

Atualização do cadastro eleitoral mostra rápido envelhecimento da população de Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
14/09/2019 - 08h00
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

A atualização do cadastro eleitoral está mostrando o rápido envelhecimento da população de Joinville, também detectado, evidentemente, no Censo 2010. Nos últimos dez anos, a cidade teve o número de votantes ampliado de 343 mil para 397 mil pessoas, um crescimento significativo, de 15%.

Nesse mesmo período, também de uma década, o eleitorado com mais de 60 anos de idade disparou, em consequência da maior longevidade, passando de 41 mil para 62 mil pessoas. Com esse crescimento de 52%, a velocidade do avanço dos eleitores com mais de seis décadas de vida é mais do que o triplo da média do eleitorado. Observando as estatísticas de outra forma, os mais idosos representavam uma fatia próxima de 10% dos votantes em 2009. Agora, se aproximam de 16%. O fenômeno do envelhecimento da população no País está em fase inicial.

Ainda pode sair o parque

Empresa vai analisar novas áreas para cessão à Prefeitura de Joinville, como determinou a Justiça Federal, mas ainda vai tentar conciliação com o município e o Ministério Público Federal para que o parque linear, previsto em acordo de 2014, seja instalado nos terrenos da companhia na área central. A instalação do parque faz parte de termo de ajuste de conduta fechado com o MPF. A empresa já transferiu a produção para fábrica.

Oferecimento de áreas

A decisão da Justiça Federal desta semana determinou a oferta de novos imóveis pela companhia, a serem analisados pela Prefeitura e MPF, porque houve “evidente modificação de postura por parte do município, em relação ao interesse público na implementação do projeto” (em referência ao parque no Centro).

Outro entendimento

A mudança de postura da Prefeitura ocorreu porque passou a ser solicitado espaço maior do que aquela ocupada pela área de produção da empresa, entre outras exigências do município, conforme reproduzido na decisão judicial. Ao não aplicar multa solicitada pelo MPF, a decisão da Justiça apontou que não houve descumprimento do acordo, conforme a avaliação da empresa.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade